Há 14 minutos
O encontro terá transmissão simultânea para os 62 municípios e contará com a participação de representantes do MS
Foto: Evandro Seixas SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) realizam, nos dias 27, 28 e 29 de agosto deste ano, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CEGTES). O evento reunirá representantes dos 62 municípios do Amazonas, com a participação de profissionais do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a presidente do Conselho e secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a Conferência será no formato híbrido, com transmissão simultânea para o interior, por meio do Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, o evento tem como foco a garantia dos direitos do cidadão e a defesa do Sistema Único de Saúde. Nayara Maksoud explica que 2ª CEGTES foi precedida por etapas municipais, que aconteceram entre fevereiro a abril de 2024.
A 2ª CEGTES será dividida em três eixos de discussão: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
“Durante o evento, será votada uma das diretrizes apresentadas pelos municípios e seis propostas de cada eixo, que serão levadas à Conferência Nacional para novas discussões. Dessas, sairão sugestões para políticas públicas a serem implementadas nos estados”, explica a secretária da SES-AM. A Conferência Nacional acontece em dezembro, em Brasília.
2ª CEGTES
A representante do Segmento Trabalhadores e 1ª secretária da Mesa Diretora do CES-AM, Marly Marinho, destaca que a base física da 2ª CEGTES do Amazonas será no estúdio do Centro de Mídias da Seduc, onde estarão reunidos os participantes da mesa de abertura, palestrantes e mediadores, assegurando uma condução dinâmica e organizada dos debates e palestras.
Em Manaus, será organizado um espaço no Teatro da Universidade do Norte (Uninorte), no Centro da cidade, para a participação dos delegados da capital.
“A participação das delegações municipais será cada uma no próprio município, em escola indicada pela Seduc, que possua o equipamento necessário para receber a transmissão via IPTV. Os delegados dos municípios terão direto a voz e votos, além da garantia de todo acesso à internet”, disse Marly Marinho, que também está à frente da comissão organizadora da 2ª CEGTES.
Marly Marinho informa, ainda, que o evento contará com a presença de representantes do MS – a secretária Adjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), Laise Andrade, a coordenadora geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde, Erica Bowes, e os assessores técnicos Denise Leite e Anderson Pereira. “Os representantes do Ministério da Saúde estarão em Manaus para apoiar e fortalecer a Conferência. Eles irão se dividir em participação da mesa de abertura do evento, ministrar palestras e realizar mediações dos eixos temáticos”, pontuou.
A 2ª CEGTES também será transmitida para o público em geral, via YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=P1IpigUZPh8