SES-AM desenvolve ações inovadoras para a ampliação da transparência na gestão pública

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Por Redacao

Secretaria-Adjunta recém-criada pelo órgão, coordena os trabalhos, reunindo Ouvidoria, Auditoria e Controle Interno

Foto: Divulgação SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vem desenvolvendo uma série de ações que visam ampliar a transparência sobre a gestão, realizar o acompanhamento e monitoramento do cumprimento das normas e leis vigentes e garantir assertividade na tomada de decisões.
São exemplos nesse sentido o uso de ferramentas que permitem o acompanhamento on-line da tramitação de processos, como o painel Business Intelligence (BI), ações de fortalecimento do diálogo com os órgãos de controle e otimização dos fluxos de trabalho, para garantir agilidade no atendimento às demandas.
São exemplos nesse sentido o uso de ferramentas que permitem o acompanhamento on-line da tramitação de processos, como o painel Business Intelligence (BI), ações de fortalecimento do diálogo com os órgãos de controle e otimização dos fluxos de trabalho, para garantir agilidade no atendimento às demandas.
Essas ações vêm sendo realizadas pela recém-criada Secretaria Adjunta de Controle Interno (Seaci), implantada na atual gestão, que tem sob sua coordenação os setores de Ouvidoria, Auditoria e Controle Interno, que fazem o acompanhamento dos processos que dão entrada e seguem em tramitação na SES-AM.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o controle interno já era uma prática adotada no órgão, mas que a criação de uma pasta voltada para essa finalidade garante mais autonomia para o desenvolvimento das ações.
“É preciso, cada vez mais, que os gestores adotem e incentivem que todos da equipe sigam as regras de Compliance, atuando em conformidade com as leis e normas e dando transparência aos atos da instituição”, afirma.
Segundo a secretária adjunta de Controle Interno, Kamila Pinheiro, entre as ações em andamento está o desenvolvimento de um painel de BI, que é uma ferramenta on-line de integração de informações, reunindo dados como contratos vigentes, número de prorrogações, custos financeiros, licitações em andamento, além da integração com o sistema da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz).
Com base nos dados, diz ela, é possível fortalecer o controle e buscar a integridade dos processos, assim como realizar o planejamento das ações de assistência a médio e longo prazo. “O painel de BI é uma ferramenta bastante utilizada no mercado e que se apresenta como uma solução também para a gestão pública. Estamos trabalhando para incluir cada vez mais informações e, com isso, melhorar o trabalho da SES”, explica.
Uma outra vertente do trabalho da SEACI tem sido o fortalecimento do diálogo com os órgãos de controle externo, diz ela. “Munidos de dados e em tempo real, é possível ser ainda mais transparente com as informações prestadas aos órgãos fiscalizadores. E esse é um pilar importante para a SES-AM”, frisa.
De acordo com Kamila Pinheiro, também faz parte do escopo de atuação da secretaria adjunta a otimização dos fluxos de processos de trabalho, justamente para que haja agilidade no atendimento das demandas. “Todo esse conjunto de ações tem como foco melhorar a assistência à população”, reforça.

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