SES-AM alerta para o alto índice de agendamento de consultas e exames inserido incorretamente no sistema, pela atenção básica

Redacao
Por Redacao

As UBSs da capital são responsáveis por 1,2 milhão de solicitações de procedimentos, ao mês, mas 144 mil retornam, porque apresentam erros

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alerta para o alto índice de agendamento de exames e consultas registrado de forma incorreta no sistema, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Mensalmente, a atenção básica dá entrada em cerca de 1,2 milhão de solicitações de procedimentos na rede estadual de saúde, mas 144 mil retornam, porque são inseridas no sistema sem preencher corretamente o formulário ou em desacordo com os protocolos de acessos, o que prejudica o paciente, fazendo com que a demanda não seja concluída.

De acordo com o coordenador do Complexo Regulador do Amazonas, Roberto Maia, os procedimentos solicitados pelas UBSs estão relacionados, em geral, aos serviços especializados ambulatoriais e Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Quando identificamos solicitações realizadas de forma incorreta, entramos em contato e pedimos que a unidade de saúde do município ajuste as informações, para poder dar andamento na demanda do paciente. Porém, apenas 40% retornam para o Complexo com os dados corretos e isso acarreta uma série de problemas e atrasos ao usuário”, ressaltou.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

As UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), correspondendo a 90% da demanda inserida mensalmente no sistema do Complexo Regulador, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “É importante que as Unidades Básicas de Saúde estejam estruturadas, para garantir o acesso do cidadão aos serviços de média e alta complexidade oferecidos pelo Estado”, observou.

A SES-AM, disse ela, dispõe de 40 profissionais trabalhando, diariamente, na regulação ambulatorial de consultas e exames especializados, que funciona em cogestão com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “O foco, sempre, é a prestação de um serviço de qualidade e garantir maior agilidade nos atendimentos para a população. Essa é a orientação do Governo do Amazonas”, afirma Nayara Maksoud.

Compartilhar este artigo