Servidores do Implurb recebem homenagem em sessão especial do Dia do Arquiteto

Reporter da Cidade

Quem desenha a cidade com técnica e sensibilidade ganhou homenagem especial, no Poder Legislativo, alusivo ao Dia do Arquiteto, celebrado no dia 15 de dezembro. Em sessão especial na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quarta-feira, 10/12, profissionais da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), receberam troféus, em solenidade proposta pelo vereador Kennedy Marques, com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM).

A solenidade reconhece o trabalho de quem transforma o cotidiano em espaço, e o espaço em pertencimento. A data, comemorada em 15 de dezembro, faz referência ao aniversário de Oscar Niemeyer, mestre das curvas e eterno símbolo de uma arquitetura que emociona. E nada mais justo do que dedicar esse momento a quem segue esse legado na prática, todos os dias, construindo uma Manaus mais humana e possível.

Para o diretor de Planejamento do instituto (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a homenagem representa o destaque aos profissionais que se dedicam à arquitetura e ao urbanismo da capital, em diversas áreas, de projetos urbanos ao serviço público, passando pelo designer de interiores, iniciativa privada e acadêmica.

“É muito gratificante essa homenagem como reconhecimento por todos os nossos esforços em poder promover a arquitetura e o urbanismo em Manaus, desde a legislação em si, com o Plano Diretor, quanto na questão de controle, referente a aprovação e a fiscalização de obras irregulares. E ainda temos os projetos que o Implurb vem desenvolvendo nesta gestão do prefeito David Almeida, com papel preponderante”, comentou Cordeiro.

O arquiteto recorda que o instituto foi criado para pensar a cidade e seus territórios, o que não é uma tarefa fácil, diante do crescimento de Manaus, durante décadas, sem planejamento. “Partindo das premissas do Estatuto das Cidades, com o NOVO formato dos planos diretores, a autarquia nasceu para promover a qualificação dos espaços urbanos e do zoneamento. E estamos desenvolvendo iniciativas que atendem os parâmetros e inúmeros projetos entregues e outros em execução”, completou.

Presidente do CAU-AM, Fabricio Santos agradeceu a sessão especial, representando não apenas uma data significativa para a categoria, mas uma oportunidade ímpar de diálogo e reflexão sobre o papel do arquiteto e a relevância da arquitetura e do urbanismo para as cidades e para as pessoas.

“Priorizamos a responsabilidade técnica na busca constante por uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista é, portanto, celebrar a arquitetura e o urbanismo, reconhecendo o papel fundamental e a responsabilidade social de garantir a todos o direito à cidade. O papel do arquiteto transcende a estética e a funcionalidade; envolve a arquitetura como ferramenta para a saúde, a educação, o planejamento urbano, a sustentabilidade, a mobilidade e a cultura”, afirmou.

Diretora de Operações (Diop) do Implurb, a arquiteta e urbanista Jeane Rocha também foi uma das homenageadas na sessão. Com 24 anos de profissão, ela agradeceu, especialmente, por ser sua primeira vez a receber um destaque pela carreira que escolheu. “Esta é uma homenagem tão importante não só para mim, mas para todos os colegas arquitetos de todos os segmentos. Agradeço a iniciativa do vereador e destaco a importância dos novos profissionais terem conhecimento sobre as legislações vigentes para o encaminhamento da viabilidade dos seus projetos, da forma mais assertiva”.

À frente da Divisão de Controle (Dicon) do Implurb, a arquiteta e urbanista Maria Aparecida Froz acredita que arquitetos são instrumentos para projetos melhores de vida e construção de ambientes para agregar à vida dos cidadãos. “Ser arquiteto é projetar o melhor para que cada cidadão possa habitar dentro de um imóvel com dignidade, com sua família e serem felizes dia a dia. Ser arquiteto é zelar pelo mundo melhor, de forma segura, com a tecnologia, de cada dia edificar o mundo para prestar serviço à população”.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/CMM

Compartilhar este artigo