Nesta segunda-feira (14 de abril), entrou no ar o Plano Plurianual Participativo (PPA), novo projeto da Prefeitura de Manaus. Por meio da nova plataforma, serão definidas as diretrizes, objetivos e metas que vão orientar os investimentos e ações estratégicas da gestão municipal entre 2026 e 2029.
O vereador Sérgio Baré (PRD), adepto do uso de tecnologias na administração pública, tem mobilizado moradores do bairro Colônia Santo Antônio, na zona Norte da capital, para que participem da iniciativa, que, segundo ele, pode contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida na região.
O parlamentar também disponibilizou o espaço do Gabinete Comunitário Sérgio Baré, localizado na rua Aderson de Menezes, para uso da população.
“Moradores dos bairros Colônia Santo Antônio, Novo Israel, Manoa e proximidades podem utilizar os terminais de computador, acessar o site e dar a opinião” divulgou Baré, ressaltando que a ação da Prefeitura “é uma forma de ouvir a população, permitindo um planejamento mais alinhado com os interesses da comunidade”.
A Prefeitura manterá a consulta pública até o dia 27 de abril, por meio de um site oficial que permite aos cidadãos votar em propostas previamente selecionadas e sugerir novas ideias. O PPA Participativo também prevê a realização de audiências públicas e debates abertos à sociedade.
Como participar
O processo de votação é totalmente online. Para participar, basta acessar o site do PPA (clique aqui), realizar um breve cadastro e escolher as propostas que considerar mais relevantes.
Cada cidadão pode selecionar até dois eixos estratégicos entre áreas prioritárias, como Educação, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. Em seguida, é possível votar em até duas propostas por eixo e ainda sugerir uma nova proposta, caso tenha uma ideia diferente das apresentadas na plataforma.
Após o encerramento da consulta, um relatório com os resultados será divulgado no portal. As 30 propostas mais votadas serão priorizadas e poderão compor o planejamento oficial do município para os próximos anos. Previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Manaus, o Plano Plurianual é um dos principais instrumentos de planejamento da administração pública. Ele estabelece, a cada quatro anos, as áreas e projetos que devem receber maior atenção e recursos por parte da gestão municipal.
Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)