Durante sessão plenária desta terça-feira (22 de abril), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Sérgio Baré (PRD) fez um apelo em defesa de pacientes com doenças neuromusculares que dependem de equipamentos eletrônicos para sobreviver em atendimento domiciliar, que são afetados diretamente pelas quedas de energia na capital.
O parlamentar alertou para os riscos enfrentados por pessoas com neuropatia crônica, que utilizam aparelhos como respiradores mecânicos, estimuladores de tosse e dispositivos para remoção de secreção traqueal, todos dependentes de fornecimento contínuo de energia elétrica.
“São pacientes que vivem em internação domiciliar contínua e precisam do cuidado constante da família ou de profissionais da saúde. Um equipamento auxilia na respiração, outro na eliminação de secreções, mas todos garantem a sobrevida desses pacientes. Não podem ficar sem energia elétrica”, alertou Baré.
O pronunciamento ocorreu após o vereador Eurico Tavares (PSD) relatar o caso de um menino de seis anos, que utiliza aparelhos eletrônicos para manter a qualidade de vida e tem sido prejudicado pelas constantes quedas de energia na cidade.
“Conte comigo, vereador, para juntos somarmos forças em prol dessa população”, reforçou o parlamentar em apoio à pauta.
Quedas de energia
Na noite de 2 de abril, um apagão atingiu Manaus e cidades da Região Metropolitana. Foram afetados municípios como Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru. A interrupção no fornecimento teve início por volta das 22h08, após o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Esse foi o terceiro apagão registrado no estado em menos de um mês. Em 27 de março, uma falha na linha de 230 kV Lechuga-Manaus comprometeu o abastecimento na capital. No dia 7 de março, o desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves causou um blecaute que afetou tanto Manaus quanto o interior.
Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)