Sejusc leva qualidade de vida a envelhecentes e idosos com o projeto ‘Idoso em Movimento’

Redacao
Por Redacao

O projeto tem inscrições abertas durante o ano todo, em 76 grupos de idosos

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Movimentar o corpo, socializar e levar uma vida mais ativa são um dos benefícios que Luzia Santos, de 49 anos, sente ao participar projeto “Idoso em Movimento”, voltado para envelhecentes e idosos, realizado pela Secretaria de justiça, direitos humanos e cidadania (SEJUSC), por meio da Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi). O projeto está presente em Manaus e em oito municípios do interior do Amazonas.

Luzia Santos é uma das mais de 130 participantes do grupo “Filhos da Luz”, que se reúne na Igreja Católica São Francisco de Assis, localizada na zona norte de Manaus. A beneficiária, que tem uma deficiência em decorrência da meningite, já participa do grupo há dois meses e enfatiza a importância de atividades que proporcionam a integração e qualidade de vida.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“É uma alegria muito grande para a gente, para não conviver tanto tempo dentro de casa olhando para as paredes, você conhece outras pessoas, se anima, é muito bom. Faz você levantar, sair da cama, não entrar em uma depressão, não ficar doente, ser uma pessoa mais animada, eu me sinto muito mais animada”, comemora.

O grupo se reúne às quartas e sextas-feiras com atividades como dança, alongamento, além de atendimentos realizados por uma equipe de multiprofissionais especializados, que conta com educador físico, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

A artesã Inês Pinheiro, 56, também sente os efeitos positivos de participar do Idoso em Movimento. Ela diz que o projeto traz uma sensação de bem-estar e jovialidade. “Eu me sinto muito bem, fisicamente, a gente vem para cá, se alegra, acompanha cada situação das pessoas e tem apoio psicológico, apoio social, além de informações que a gente precisa saber, dos nossos direitos e dos nossos deveres”, pontua.

Sobre o projeto

As atividades desenvolvidas nos grupos visam a autonomia integral de envelhecentes e idosos, por meio de exercícios que fortalecem o corpo, trabalham equilíbrio e força, permitindo desenvolver tarefas diárias sem grandes esforços ou dificuldades. Além disso, a integração entre os participantes gera novas amizades, contribuindo para o bem-estar mental.

Para participar basta comparecer a um grupo e fazer a inscrição. A lista completa de grupos está no site da SEJUSC (https://www.sejusc.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/LISTA-DE-GRUPOS-IDOSOMOV.pdf.).

O post Sejusc leva qualidade de vida a envelhecentes e idosos com o projeto ‘Idoso em Movimento’ apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo