Projeto TIC em trilhas amplia oportunidades para quem pretende ingressar em um dos segmentos mais prósperos do mercado de trabalho
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), firmou um termo de cooperação técnica com o Instituto Eldorado – um dos principais centros de P&D do país – com o objetivo de estabelecer uma cooperação mútua para a capacitação de estudantes do Amazonas. A parceria será desenvolvida por meio de ações dentro da iniciativa TIC em Trilhas, no âmbito da Rede de Parcerias.
Nesta parceria, o Instituto Eldorado disponibilizará trilhas, em diversas carreiras em tecnologia, como Programação, Desenvolvimento Mobile, Design de Interação, Dados & Analytcs, IA, Desenvolvimento de Jogos, Cibersegurança, entre outros. O Projeto TIC em Trilhas oferece capacitações gratuitas em diversas áreas de tecnologia e amplia oportunidades para quem pretende ingressar nesta área promissora, realizar transição de carreira ou aprofundar seus conhecimentos nas tendências. Inscrições e informações podem ser realizadas por meio do link: https://ticemtrilhas.org.br/
Para o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, a parceria é essencial para a capacitação de jovens, permitindo que eles tenham acesso a conhecimentos em tecnologia, ciência, inovação e robótica. Segundo ele, preparar os estudantes para o mercado de trabalho é um passo fundamental para garantir que estejam aptos a enfrentar os desafios e oportunidades da era digital.
“O objetivo da parceria é alcançar os jovens que ainda estão na escola, proporcionando-lhes iniciação em tecnologia, ciência, inovação e robótica, de modo que estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho. No mundo atual, no século XXI, é fundamental possuir noções básicas nessas áreas para garantir melhores oportunidades profissionais”, declara.
Todos os cursos são 100% gratuitos, em formato on-line, uma oportunidade para quem busca flexibilidade e pode estar em qualquer localidade no Estado do Amazonas. Os cursos são produzidos por especialistas e com foco na empregabilidade. Com abordagem “mão na massa” para que, além do certificado, quem cursou possa aplicar o conhecimento na prática e mirar oportunidades de emprego na área. Ao selecionar uma das trilhas, basta o estudante inscrever-se na página do projeto para garantir o seu acesso ao curso.
O gerente do Eldorado Manaus, Alvaro Gonçalves, afirma que essa parceria é um passo significativo para capacitar os jovens e conectá-los com as oportunidades do futuro. “Juntos, com o Governo do Amazonas, por meio da Sedecti, vamos fortalecer o ecossistema de inovação no Estado. Com essa aliança, buscamos não apenas qualificar a mão de obra, mas também inspirar uma nova geração de talentos que serão protagonistas na área de tecnologia e inovação na Região Norte”, avalia.
O projeto TIC em trilhas é uma iniciativa integrante do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), sendo o Eldorado idealizador e um dos executores, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) por meio de recursos da Lei nº 8.248/91 e coordenação da Softex. O objetivo é preparar e capacitar estudantes e profissionais para atuar nas áreas de tecnologia, visando suprir a demanda por profissionais qualificados na área.
O post Sedecti e Instituto Eldorado oferecem vagas para cursos on-line e gratuitos em diversas áreas de tecnologia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.