Missão internacional em Manaus reúne representantes públicos e privados para impulsionar parcerias e expandir mercados

Foto: Caio Hugo/Sedecti
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou da abertura da missão comercial e logística promovida pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (Promperú), realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento teve início nesta quarta-feira (02/07) e segue até sexta- feira (04/07), reunindo representantes de instituições públicas e privadas do Brasil e do Peru.
Representando o governador Wilson Lima, o secretário-executivo da pasta, Jeibi Medeiros, destacou, durante a solenidade de abertura, o papel estratégico da região amazônica para o fortalecimento da integração regional e do comércio exterior.
“Essa missão é uma oportunidade concreta para aproximar mercados, conectar cadeias produtivas e estimular investimentos que beneficiem ambos os países”, afirmou o secretário.
Ainda durante a abertura, o secretário reforçou também a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável da região. “O Amazonas está aberto a parcerias que gerem desenvolvimento com responsabilidade, respeitando as particularidades da Amazônia e promovendo oportunidades para a nossa população”, completou.

Foto: Caio Hugo/Sedecti
A programação inclui rodadas de negócios e encontros com empresas dos setores de alimentos, vestuário e logística, além de visitas técnicas a instituições e empreendimentos da capital amazonense. A missão também promove um espaço voltado à logística binacional, reunindo 12 instituições dos dois países com foco em parcerias para soluções de transporte e conectividade.
Com localização estratégica e potencial logístico, Manaus foi escolhida como sede do encontro por concentrar uma das zonas econômicas mais dinâmicas do Brasil, com mais de 12 bilhões de dólares em importações. O evento busca ampliar o comércio formal entre o Amazonas e o Peru, cujas exportações já superam os 43 milhões de dólares em produtos industriais e não tradicionais.
A missão conta com o esforço coordenado pelo governo peruano para ampliar a presença da sua oferta exportável em mercados estratégicos, como o norte do Brasil.
O post Sedecti apoia ação voltada ao fortalecimento comercial entre Brasil e Peru visando o crescimento sustentável do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.