Há 49 minutos
Encontro faz parte do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, que antecede o Fórum de Governadores
FOTO: Milton Wanzeller/ Câmara do Meio Ambiente (Sedam)
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), está participando do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Na quarta (07/08) e quinta-feira (08/08), o Estado participou de reuniões das Câmaras Setoriais Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Economia Verde, além do Fórum de Secretários da Amazônia Legal.
O evento acontece até esta sexta-feira (09/08), em Porto Velho, capital de Rondônia. O fórum reúne governadores e representantes dos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará, Rondônia e do Maranhão, bem como secretários de Meio Ambiente de toda a Amazônia Legal.
Na quarta-feira (07/08), o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, esteve reunido com outros secretários de Estado para discutir medidas de enfrentamento e mitigação às mudanças climáticas.
“Nós, como secretários, estamos lidando com as maiores crises climáticas já registradas em nossa história. Encontrar caminhos para mitigar e se adaptar a essa realidade não é nada fácil e exige um nível de investimento que poucas regiões do mundo são capazes de fazer no curto prazo que temos”, destacou o secretário.
Na quinta-feira (08/08), o encontro foi entre a Câmara Técnica de Meio Ambiente e a Câmara Técnica de Agricultura. Na ocasião, representantes das pastas ambientais debateram, juntamente com órgãos federais, membros do Consórcio da Amazônia Legal (CAL) e a Câmara Setorial de Agricultura, sobre avanços para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), acessos ao Fundo Amazônia, participação dos Estados nas Conferências das Partes (COPs), dentre outros tópicos.
FOTO: Milton Wanzeller/ Câmara do Meio Ambiente (Sedam)
“É uma agenda importante, porque define muito essa economia com um avanço maior das questões ambientais na produção rural, que é urgente nesse modelo de conservação ambiental. Ao mesmo tempo, também alinha estratégias para lidar com essa situação das queimadas nas fronteiras entre Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Mato Grosso”, explicou Taveira.
Pautas
Foram apresentados, por especialistas e pesquisadores, apontamentos sobre a rastreabilidade da cadeia pecuária, além dos avanços do CAR nos Estados. Também foi debatido o acordo entre União Europeia e Mercosul, exportações agropecuárias e barreiras ambientais com a agregação do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Também foi realizada uma oficina entre os Estados e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) sobre o Fundo Amazônia. Os participantes debateram a lógica de aplicação dos projetos, processos internos de tramitação e aprovação, projetos já executados, novas linhas aprovadas, dentre outros tópicos.
Por fim, foi debatida a participação, com o apoio do Consórcio da Amazônia Legal, dos Estados na Semana do Clima de Nova Iorque, além das COPs 16 (Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade), que acontecerá este ano em Cali, na Colômbia; e COP 29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que ocorrerá em Baku, no Azerbaijão.
FOTO: Milton Wanzeller/ Câmara do Meio Ambiente (Sedam)
Sobre o Fórum
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns. Entre os temas em debate estão Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda.