Encontro nacional reuniu gestores ambientais, tratando de temas estratégicos e propostas conjuntas para a COP 30


O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, conduziu, nesta quinta-feira (16/10, a 121ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), entidade que representa os órgãos ambientais dos 26 estados e Distrito Federal.
O encontro, sediado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG) e que ocorre até este sábado (18/10), reúne gestores ambientais de todo o país para debater políticas públicas e alinhar estratégias nacionais de sustentabilidade. Esta foi a primeira reunião conduzida pelo gestor da SEMA como presidente da Abema, cargo que posiciona o Amazonas como um dos principais representantes dos estados brasileiros nas pautas ambientais.
“Hoje tive a honra de conduzir minha primeira reunião à frente da Abema. A cada debate, fica ainda mais claro o quanto essa associação é uma verdadeira aula de democracia, onde diferentes visões se encontram em busca de um mesmo propósito: proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Num país tão diverso quanto o Brasil, construir convergências é um desafio e, ao mesmo tempo, uma prova de maturidade e compromisso coletivo”, afirmou o secretário.
Pautas ambientais
A programação da reunião contemplou temas prioritários para o fortalecimento da gestão ambiental nos estados, com destaque para licenciamento, biodiversidade, mudanças climáticas e transição energética. Também foram apresentadas propostas conjuntas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá ainda este ano em Belém (PA).
Durante o encontro, os secretários estaduais compartilharam ações estruturantes e experiências fortalecedoras da governança ambiental no país. Entre as pautas de destaque, estiveram melhorias no cadastro ambiental rural (CAR), parcerias com o Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o aprimoramento dos processos de licenciamento e a preparação para a Casa da Biodiversidade e Clima, espaço que reunirá iniciativas e políticas públicas estaduais durante a COP 30.


Ao final da reunião, a Abema anunciou o lançamento de uma edição especial da Revista Abema sobre a COP, que reunirá as experiências de sucesso de todos os estados, demonstrando o compromisso coletivo do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a ação climática. Segundo Taveira, a atuação da associação tem sido fundamental para garantir que todas as regiões estejam representadas na formulação das políticas nacionais.
“A Abema cumpre um papel essencial ao reunir os estados brasileiros em torno de debates que fortalecem a gestão ambiental, ampliam a cooperação técnica e aproximam as realidades regionais de uma agenda nacional de sustentabilidade”, reforçou o secretário.