Nos últimos dias, o vereador Sargento Salazar (PL) realizou uma série de visitas a Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em Manaus, com o objetivo de fiscalizar o andamento das obras e verificar as condições das estruturas. A última visita ocorreu no dia 30 de abril, quando esteve acompanhado do Capitão Alberto Neto.
O vereador disse que o cenário é preocupante e indicou problemas como abandono das obras, estruturas deterioradas e prazos de entrega muito além do previsto.
Durante as vistorias em unidades localizadas nos bairros Lírio do Vale, Santos Dumont, Cidade Nova, Monte das Oliveiras e outras regiões da capital, a comitiva encontrou prédios inacabados, terrenos tomados pelo mato e ausência de equipes de trabalho nos canteiros de obras.
Um dos casos mais alarmantes é o da UBS Monte das Oliveiras. A obra, iniciada em 29 de abril de 2024, tinha previsão de entrega para 24 de dezembro de 2024 e custo superior a R$ 5,4 milhões.
No entanto, um ano após o início da obra, ela continua inacabada e com atraso de mais de 5 meses.
Salazar disse ainda que a comitiva foi impedida de entrar na unidade de saúde para realizar a fiscalização. Para ele, a atitude levanta dúvidas sobre a transparência na condução da obra.
Diante da gravidade da situação e da tentativa de obstrução da atividade fiscalizatória, o parlamentar destacou que irá acionar os órgãos competentes para garantir o acesso à informação e a responsabilização dos responsáveis.
“O que presenciamos é o retrato do abandono. UBSs que deveriam estar funcionando e atendendo a população estão completamente paradas, sem previsão clara de conclusão. E agora sequer podemos fiscalizar. A população sofre, enquanto o Poder Público se esconde”, disse Salazar.
Texto: Rayssa Lima (assessoria de imprensa do parlamentar)