O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) reforçou a importância da realização da “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação”, que oferecerá mais de 200 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcDs) em Manaus, entre os dias 25 e 30 de abril. O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), com apoio do programa ‘Mais Acesso’, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Para Cordovil, a iniciativa reforça a necessidade de ampliar as oportunidades e garantir direitos para a população com deficiência.
“A Feira Conexão Inclusiva é uma porta aberta para que pessoas com deficiência possam mostrar seu talento e ocupar o espaço que sempre foi delas por direito”, afirmou o vereador.
Com a participação de 80 empresas, entre elas Samsung, Philco e Caloi, o evento disponibilizará vagas para diversas áreas, como auxiliar administrativo, motorista, auxiliar de logística, recepcionista, vendedor, técnico em manutenção empresarial, entre outras. Também haverá ofertas de estágios e programas de aprendizagem, além de workshops, oficinas práticas e ações de bem-estar, orientação jurídica e emissão de documentos.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), no Amazonas há cerca de 253 mil pessoas com deficiência, mas apenas 34% estão empregadas. Cordovil enfatizou a importância de eventos como este para mudar essa realidade.
“Precisamos incentivar ainda mais políticas públicas e parcerias que abram portas no mercado de trabalho. A inclusão não é apenas necessária, é urgente”, reforçou Rosivaldo Cordovil.
O vereador também afirmou que pretende apresentar na Câmara Municipal novas propostas voltadas à empregabilidade de PcDs, inspiradas nas ações da feira.
As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente neste link.
Texto: Weliton Nunez (assessoria de imprensa do parlamentar)