O vereador Rodrigo Sá (Progressistas) cobrou, nesta segunda-feira (5 de maio), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma atuação mais efetiva do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) na fiscalização do trânsito da capital. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da responsabilidade coletiva nas vias públicas e da integração entre os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.
Durante sua fala, Rodrigo Sá se solidarizou com a família do jovem Emanuel Fernandes, vítima fatal de um acidente provocado por um motorista alcoolizado, classificando o caso como um “crime absurdo”. O parlamentar também destacou a relevância do movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema ‘Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana’, e visa conscientizar a população sobre segurança viária e preservação de vidas.
Rodrigo Sá reforçou que a construção de um trânsito mais seguro depende da atuação conjunta dos órgãos competentes, com uma fiscalização que vá além das autuações por infrações pontuais.
“Vou expedir um requerimento ao presidente do IMMU, para que a presença nas ruas seja efetiva, não apenas multando quem avança sinal ou estaciona em local proibido, mas atuando diretamente na fiscalização, junto com o Detran e o Batalhão de Trânsito”, enfatizou.
De acordo com o vereador, o Maio Amarelo é essencial para chamar a atenção da sociedade civil e da população em geral para os altos índices de acidentes e mortalidade no trânsito. Ele lembrou que, junto ao governador Wilson Lima (União Brasil), implantou iniciativas como a maior escola pública de trânsito do país e o primeiro programa CNH na Escola do Brasil.
Texto: Cadu Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)