Redução de 1.000% de assaltos a ônibus em junho

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus registrou, no último mês de junho, redução de 1.000% no número de assaltos a ônibus na capital, em comparação com junho de 2021, primeiro ano do mandato do prefeito David Almeida, quando foram contabilizadas 130 ocorrências nos veículos do transporte coletivo.

No mês passado, foram registrados 13 assaltos, de acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). As iniciativas da prefeitura para aumentar a segurança no interior dos veículos justificam a redução dos casos de roubo no interior dos veículos do transporte urbano da capital.

Desde 2021, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), passou a instalar câmeras de segurança em todos os veículos, também adotou o sistema de biometria facial, além do aumento na utilização dos cartões de transporte, reduzindo a necessidade de utilização de dinheiro em espécie. A adoção das medidas de segurança atende Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura de Manaus com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

A Prefeitura de Manaus também reforçou a sensação de segurança nos terminais de integração com a presença de guardas municipais, como também pela atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no combate aos assaltos nos veículos com maior incidência de ocorrências desta natureza.

“A diminuição significativa nos assaltos está diretamente ligada ao trabalho da Romu, que colaborou ativamente na segurança dos terminais. Suas operações conjuntas com a frota de ônibus, com foco nas linhas de maior incidência de assaltos, foram cruciais. Além disso, a instalação de câmeras de segurança nos terminais e em toda a frota, conforme anunciado anteriormente, foi um fator determinante. A implementação da biometria facial, atualmente presente em boa parte dos usuários do sistema, e o aumento na utilização do cartão de transporte, permitiram maior controle de acesso aos veículos, contribuindo para a redução de assaltos”, destacou o prefeito David Almeida.

A utilização de dinheiro em espécie reduziu drasticamente, pois antes representava 32% da modalidade de pagamento da tarifa, e hoje sendo de apenas 12%. Todas essas medidas, em conjunto, resultaram em uma queda expressiva no número de assaltos, tornando o transporte público mais seguro para todos em Manaus.

Para o secretário municipal de Segurança, Alberto de Siqueira, um dos objetivos da reestruturação da Guarda Municipal é ajudar o sistema de segurança pública, especialmente nos transportes coletivos, terminais e ônibus.

“Queremos garantir a proteção das pessoas que vão e voltam do trabalho, auxiliando o trabalho das demais forças de segurança. Com isso, foi criada a Romu, que faz abordagens, patrulhamento em terminais e nas vias públicas. O objetivo é justamente esse, ser mais uma força de segurança atuando nesse setor e já tem contribuído significativamente”, pontuou.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, reforçou que os resultados são fruto direto da modernização promovida no sistema de transporte coletivo da capital.

“Essa expressiva redução no número de assaltos a ônibus é reflexo direto das medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus para modernizar o sistema de transporte. A instalação de câmeras em toda a frota, o uso de biometria facial e o incentivo ao pagamento com cartões, que reduziu drasticamente a circulação de dinheiro nos coletivos, criaram um ambiente mais seguro, tanto para os usuários quanto para os operadores. É uma conquista concreta da gestão do prefeito David Almeida, que vem investindo em tecnologia e inteligência para garantir mais segurança no dia a dia da população”, concluiu Flores.

— — —

Texto – Geraldo Farias/Semcom

Fotos – Divulgação/Semcom

Compartilhar este artigo