Prosai Parintins: UGPE reúne moradores para tratar sobre atualizações do programa e segurança nas obras

Redacao
Por Redacao

No encontro com o Grupo de Apoio Local (GAL) também foram anunciadas as próximas etapas dos trabalhos

Em mais uma reunião com o Grupo de Apoio Local (GAL), nesta quinta-feira (03/04), os moradores das áreas de intervenção do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), foram atualizados sobre o andamento das obras e medidas de segurança para evitar acidentes. O GAL é formado por moradores das áreas de intervenção que representam os beneficiários junto ao programa.

O Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

De acordo com o titular da Sedurb, Marcellus Campêlo, a reunião com o GAL tem como objetivo dar transparência às ações do programa para a comunidade. “É muito importante divulgar cada etapa do Prosai para os moradores, a fim de que conheçam as obras e possam tirar dúvidas”, destacou.

Durante o evento, realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves, as equipes da UGPE informaram que as obras da rede de esgoto devem iniciar ainda no mês de abril. Também foram abordadas as próximas etapas do projeto, que incluem o início das obras de habitação e de urbanização previstas para o segundo semestre de 2025.

Por conta da campanha Abril Verde, que trata sobre segurança e saúde no trabalho, o encontro contou, ainda, com a presença da equipe técnica da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que conduziram uma apresentação sobre segurança no trânsito, especialmente no entorno das obras do Prosai. Foram destacados cuidados essenciais, tanto para pedestres quanto para motoristas e ciclistas, reforçando a importância da prevenção de acidentes nas vias públicas.

Segundo o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, outro ponto importante discutido foi o processo de reassentamento das famílias das áreas de intervenção das obras. “Os próximos passos foram apresentados, esclarecendo os procedimentos e tirando dúvidas dos presentes. Os representantes do GAL tiveram a oportunidade de interagir, questionar e compreender melhor o momento atual do projeto e as etapas seguintes”, afirmou.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de tratar sobre assuntos do reassentamento, como regularização fundiária, indenizações e outras soluções de moradia. O comerciante João Vidinha de Souza Filho, que participou pela terceira vez das reuniões, aproveitou para buscar informações. “Tirei algumas dúvidas que eu estava querendo saber, porque é lá onde fica o meu comércio, na Rua Paraíba. Eu tenho o título definitivo, mas ainda não tinha a escritura. Agora vou registrar para ficar tudo legalizado”, declarou.

Já a aposentada Nadir de Souza e Souza, 70, moradora da Rua Benjamin Rondon, destacou a importância das informações repassadas. “Minha casa está dentro do programa, na área da Marinha, onde não tem documento. Fiz a pergunta sobre isso e achei a proposta deles bem organizada. Participo de quase toda reunião do GAL e acho importante pra gente”, disse.

O post Prosai Parintins: UGPE reúne moradores para tratar sobre atualizações do programa e segurança nas obras apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo