A oferta do serviço traz benefícios à saúde da população, à qualidade de vida e ao meio ambiente

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), inicia, em março, uma nova etapa de obras no âmbito do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com a implantação de rede de esgoto no município.
Com as obras, realizadas pelo Governo do Amazonas, o município alcançará até 25% de cobertura do serviço, promovendo melhorias significativas no saneamento básico, fundamental para a saúde pública e a qualidade de vida da população. Em setembro do ano passado, o Prosai Parintins iniciou a implantação da nova rede de abastecimento de água. Os trabalhos seguem avançando, para levar água tratada para 100% da cidade, afirma o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo.
No sistema de esgoto, as obras contemplam a instalação de 34 quilômetros de rede coletora, além da construção de quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O investimento previsto é de R$ 59,7 milhões.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
De acordo com Marcellus Campêlo, o impacto positivo do projeto vai além da infraestrutura. A melhoria no saneamento básico, destaca ele, está diretamente relacionada à redução de doenças transmitidas por água contaminada, o que, consequentemente, diminui a demanda por serviços de saúde.
“O saneamento básico impacta a saúde da população, na redução da incidência de doenças. A água tratada e o correto gerenciamento dos resíduos evitam contaminações, prevenindo doenças causadas pelo contato com águas sujas e expostas. Além disso, o tratamento adequado dos efluentes minimiza a poluição dos rios. Trata-se de uma infraestrutura essencial para qualquer cidade”, frisou o secretário.
O coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, explica que a nova rede de esgoto será instalada na área de intervenção direta do programa, abrangendo, inicialmente, os bairros da Francesa, Santa Clara, Castanheira, Palmares, Santa Rita de Cássia e parte do Centro.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
“A previsão é que o programa atenda, aproximadamente, 2,4 mil famílias, beneficiando cerca de 12 mil pessoas. Após a conclusão de toda a rede de esgoto, a cidade de Parintins alcançará 25% de cobertura, com possibilidade de expansão futura pelo município, já que a ETE tem capacidade para isso”, detalha Normando.
Ainda conforme o coordenador local, as estações elevatórias e a rede coletora vão conduzir o esgoto das residências e comércios até a ETE, que será responsável pelo tratamento dos resíduos, antes de devolvê-los ao curso d’água, seguindo as normas de salubridade.
Além das obras, o Prosai vai investir R$ 10 milhões no fortalecimento institucional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Parintins, para que possa operar e manter adequadamente a nova infraestrutura que está sendo implantada pelo Governo do Amazonas.
O post Prosai Parintins inicia nova etapa de obras, com a implantação da rede de esgoto apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.