Projeto ‘Quebrando o Coco’ promove oficinas de coco de roda

Reporter da Cidade

Tem início neste sábado, 18/5, a 3ª edição do projeto “Quebrando o Coco”, promovido pelo grupo Cocada Baré, por meio da Caldo Negro Produções. A iniciativa foi contemplada pelo edital Aldir Blanc, realizado pela Prefeitura de Manaus, por intermédio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O projeto tem como objetivo promover o aprendizado do ritmo, do canto e da dança do coco de roda, por meio de oficinas gratuitas e apresentações culturais, em dois espaços simbólicos da cidade: a praça Desembargador Paulo Jacob, no Centro, e o Quilombo Urbano de São Benedito, localizado na Praça 14.

A programação é voltada para todos os públicos e idades e acontecerá entre os dias 17 de maio e 7 de junho.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros afirmou que o ‘Quebrando o Coco’ é uma celebração à resistência cultural do nosso povo.

“É com grande alegria que apoiamos mais uma edição desse trabalho que valoriza nossas raízes, promove a diversidade e faz da cultura um instrumento de inclusão. O coco de roda é memória viva e merece espaço, apoio e aplausos”, disse o presidente.

Com cinco oficinas gratuitas, o projeto oferece conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais instrumentos do coco, como ganzá, atabaque, alfaia, agbê, pandeiro, zabumba e triângulo. Além de promover o aprendizado do ritmo, do canto e da dança, o projeto fortalece a cultura popular nos espaços urbanos, preservando memórias e construindo vínculos, por meio da arte.

A produtora do projeto, Andarilha, destacou que a promoção das oficinas é importante para tornar acessível a todos o ritmo do Coco.

“Nossas atividades são públicas, gratuitas e abertas a todos que desejam aprender e se expressar por intermédio do ritmo, canto e dança. Nosso objetivo é democratizar a cultura, proporcionando experiências enriquecedoras por meio da aprendizagem e expressão dessa cultura viva e coletiva”, destacou Andarilha.

Como nas edições anteriores, o “Quebrando o Coco” reafirma o compromisso com a acessibilidade cultural, integrando pessoas com deficiência (PcDs), mulheres, crianças, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

Confira a programação aqui:

Oficinas de Ritmo e Canto do Coco com o grupo Cocada Baré

Local – Praça Desembargador Paulo Jacob – Centro de Manaus

• 17 de maio (sábado), às 18h

• 24 de maio (sábado), às 18h

• 31 de maio (sábado), às 18h

Oficinas de Dança do Coco com integrantes do grupo Coco Raízes de Arcoverde

Local – Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito – Praça 14 de Janeiro

• 06 de junho (sexta-feira), às 19h

• 07 de junho (sábado), às 14h

— — —

Texto – Divulgação / Concultura

Fotos – Divulgação / Quebrando o Coco

Compartilhar este artigo