Primeira turma de 2025 aprendeu 10 receitas de pães ao longo da aula
![](http://reporterdacidade.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SEAS_RETORNO-DAS-AULAS-DA-PADARIA-ARTESANAL.1-1024x683-1.jpeg)
Foto: Jimmy Christian/Seas
Pioneiro na região Norte, da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), e o Governo Federal, o projeto Padaria Artesanal retomou as atividades, nesta segunda-feira (10/02), na cozinha polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no bairro Mutirão. O curso ensina receitas de pães artesanais para pessoas em vulnerabilidade social.
A iniciativa visa estimular o empreendedorismo e a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da produção de pães artesanais.
A primeira turma do ano é composta por 20 homens e mulheres. Ao longo do dia, eles aprenderam pelo menos dez receitas de pães artesanais, além de receberem treinamento em técnica de panificação e uma aula teórica que abordou temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.
![](http://reporterdacidade.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SEAS_RETORNO-DAS-AULAS-DA-PADARIA-ARTESANAL.2-1024x683-1.jpeg)
Foto: Jimmy Christian/Seas
“O Projeto Padaria Artesanal faz sucesso aqui no Amazonas. A ideia é fazer as pessoas evoluírem, dar oportunidade. A pessoa que participa do curso pode fazer os pães na sua própria casa. É um projeto maravilhoso que transforma a vida de muitas pessoas”, destacou a secretária titular da Seas, Kely Patrícia, dobre o sucesso do projeto no Amazonas, único estado da região Norte que dispõe da iniciativa.
A retomada do projeto vem com novidades. Agora, as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, visando ampliar o número de pessoas certificadas e preparadas para multiplicar o conhecimento adquirido, além de garantir renda por meio da fabricação dos pães.
O coordenador do projeto, Adriano Silva, afirma que o aumento no número de aulas por semana é para capacitar cada vez mais pessoas, estimulando o empreendedorismo. “Capacitamos quase 500 pessoas apenas nos cinco primeiros meses de projeto. Este ano, esperamos alcançar mais pessoas e capacitar pelo menos duas mil. Temos uma grande demanda e, pensando nisso e no alcance de público, aumentamos o número de aulas na semana, de dois para três”, explicou.
![](http://reporterdacidade.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SEAS_RETORNO-DAS-AULAS-DA-PADARIA-ARTESANAL.3-1024x683-1.jpeg)
Foto: Jimmy Christian/Seas
O objetivo é que, ao final do curso, os participantes sejam agentes multiplicadores, ou seja, que tenham a capacidade de transmitir o conhecimento adquirido no projeto para outras pessoas.
O aposentado Raimundo Nonato mora no bairro Cidade Nova, zona norte, e era um dos 20 alunos dessa primeira aula. As receitas aprendidas na padaria vão ajudá-lo a garantir uma renda extra.
“Todo o aprendizado que adquiri hoje vai ser muito bem aproveitado, com certeza. O objetivo é passar esse conhecimento adiante, e é isso que farei, ensinando as receitas lá em casa, para a minha família. Além de garantir uma renda extra vendendo o que eu produzir”, disse.
![](http://reporterdacidade.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SEAS_RETORNO-DAS-AULAS-DA-PADARIA-ARTESANAL.4_RAIMUNDO-NONATO-BEZERRA-1024x682-1.jpeg)
Foto: Jimmy Christian/Seas
Padaria Artesanal
O Projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa que visa promover a capacitação empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a inclusão produtiva. O foco principal do projeto é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo principal do Projeto Padaria Artesanal é capacitar indivíduos em habilidades empreendedoras relacionadas à produção de pães e produtos de panificação. Através dessa capacitação, busca-se não apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também incentivar a criação de microempreendimentos locais e promover a inclusão produtiva.
O post Projeto Padaria Artesanal retoma aulas no CECF Teonízia Lobo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.