Projeto de recuperação de aprendizagem em Manacapuru tem avanço de 70% entre os alunos participantes

Redação

O “É tempo de ler e escrever” busca sanar lacunas educacionais, por meio de práticas pedagógicas diferenciadas

FOTOS: Arquivo Pessoal /Meida Amaro e Marisol Souza

Em atividade do projeto “Recuperação de Aprendizagem: É tempo de ler e escrever”, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Manacapuru tem realizado ação de assessoramento pedagógico na Escola Estadual (EE) Nossa Senhora do Rosário, na Comunidade Rosarinho, zona rural de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). Com avaliações diagnósticas de leitura e escrita para estudantes e reuniões com o corpo docente, o cronograma da iniciativa atinge 17 escolas estaduais do município, alcançando mais de 680 alunos.

O projeto de recuperação de aprendizagem tem foco nos estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que apresentam dificuldade na leitura e na escrita. Após as avaliações diagnósticas, a equipe docente da Coordenadoria tabula os resultados individuais de cada aluno, avalia o histórico escolar dos mesmos e reúne com os pais e professores dos discentes.

Definidas as estratégias de recuperação de aprendizagem, a equipe da Coordenadoria Adjunta Pedagógica (Caped) da CRE dispõe, nas escolas, materiais didáticos semanais e testes diagnósticos bimestrais para acompanhamento da evolução. De acordo com a assessora pedagógica da Caped, Meida Amaro, ao final de 2023, foi possível observar, por meio das avaliações diagnósticas, que cerca de 70% dos alunos envolvidos no programa avançaram dentro das expectativas.

“Nos acompanhamentos mensais, aplicamos atividades de leitura, jogos educativos, contações de histórias, leituras dramatizadas e outras ações, que favorecem o estudante. O resultado são alunos que se apropriam melhor da escrita e da leitura, para que elas tenham sentido dentro do contexto social em que vivem”, destacou a profissional.

O cronograma de atividades para o projeto em 2024 já iniciou nas 17 escolas participantes. Agora, em processo de avaliações diagnósticas, o programa promete, até o final do ano, eventos de com apresentações de leituras de fábulas, contos ou lendas, além de oficinas com a equipe docente das escolas, previstas para os meses de abril e junho.

FOTOS: Arquivo Pessoal /Meida Amaro e Marisol Souza

Parceria

Na EE Nossa Senhora do Rosário, localizada na Comunidade do Rosarinho, há aproximadamente uma hora de barco da sede do município de Manacapuru, a unidade teve dificuldades de finalizar os trabalhos do projeto ainda em 2023, por conta da seca severa que afetou todo o estado. Por isso, uma dupla atividade foi realizada: o encerramento das ações do último ano, com medalhas e certificados aos alunos envolvidos, além das primeiras avaliações diagnósticas de 2024 para continuação do projeto.

Uma das responsáveis direta pela rotina escolar dos alunos da EE Nossa Senhora do Rosário, a professora Marisol Souza, contou que a comunicação com a equipe da Caped é constante.

“Temos grupos em aplicativo de mensagens e nos falamos todos os dias. Recebemos muito suporte para o desenvolvimento das atividades”, destacou a professora.

Ainda sobre a parceria, Marisol ressaltou a importância que o projeto tem para as crianças das comunidades ribeirinhas de Manacapuru.

“A gente percebe a alegria no rosto deles ao serem reconhecidos pelos seus esforços. Fico muito feliz de participar do projeto e observar melhorias significativas de aprendizado. São crianças da zona rural, com realidades difíceis. É gratificante ver a evolução”, finalizou Marisol.

Em 2023, mais de 43 alunos do Ensino Fundamental I da EE Nossa Senhora do Rosário participaram do projeto Recuperação de Aprendizagem: É tempo de ler e escrever.

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