Projeto de Diego Afonso cria a ‘Virada Inclusiva’ para valorizar pessoas com deficiência em Manaus – Câmara Municipal de Manaus

Redação
Por Redação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, nesta quarta-feira (22/10), o Projeto de Lei nº 374/2025, de autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), que institui o evento “Virada Inclusiva” com programação voltada à valorização e à visibilidade das pessoas com deficiência por meio de atividades artísticas, culturais, esportivas e sociais.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o propósito de garantir o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer de forma igualitária, promovendo espaço de convivência e expressão para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e múltipla.

“A proposta para a criação da Virada Inclusiva é um passo importante para reforçar a inclusão como política pública permanente em Manaus. Queremos uma cidade que abrace todas as pessoas, sem exceção, e que inclusive, estimule o talento e a participação de quem muitas vezes é invisibilizado”, destacou o vereador Diego Afonso.

O projeto prevê uma programação de 12 horas ininterruptas de atividades, a ser realizada no primeiro fim de semana de dezembro, em diversos espaços públicos da cidade. A proposta também estimula parcerias com ONGs, fundações, instituições culturais e esportivas, assim como o uso de equipamentos públicos com acessibilidade, além de incentivar o turismo inclusivo e o setor hoteleiro a se adequar para receber pessoas com deficiência.

A proposta apresenta os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2022, onde aponta Manaus com cerca de 119 mil pessoas com deficiência, o que representa 5,3% da população local.

“Esses números mostram a importância de ações concretas para ampliar a inclusão e a visibilidade. A Virada Inclusiva será um marco cultural e social na cidade”, reforçou Diego Afonso.

Com a deliberação em plenário, o projeto segue para a 2ª Comissão de Constituição, justiça e Redação (CCJ) da CMM para análise dos membros antes de ser votado em definitivo pela Casa Legislativa.

Texto: Roberto Pacheco (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhar este artigo