Programa Parlamento Jovem da Aleam incentiva protagonismo estudantil e debate político

Reporter da Cidade

Dando continuidade às atividades do Programa Parlamento Jovem 2025, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, recebeu, na quinta-feira (31/7), os alunos do Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no Centro de Manaus e da escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro Aparecida, ambos bairros da zona Sul da capital.

Na segunda-feira (28/7), o Parlamento Jovem 2025 foi iniciado com a participação dos alunos da escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira, no bairro Cidade Nova, zona Norte. Já na quarta-feira (30/7), foi a vez da escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro I, zona Centro-Oeste.

O programa realiza palestras para estudantes da REDE estadual de ensino, abordando temas como Cidadania, Constituição Federal, ética e voto consciente. Ao final das atividades, os alunos elegem um representante para atuar simbolicamente como deputado estadual.

Durante a palestra sobre educação Cidadã, a coordenadora dos Programas de educação Cidadã da escola do Legislativo, professora Cassandra Cerejo, destacou a importância do papel do cidadão na política e explicou as funções dos políticos, além dos direitos e deveres da população.

“Ninguém sai da mesma forma que entra em uma palestra. Tivemos posicionamentos de alunos que aprenderam muito, e eles não se dão conta da importância que têm como sujeitos da história e das escolhas que fazem, tanto pessoais quanto coletivas. O objetivo da palestra é mostrar aos alunos a sua importância, suas escolhas e sua vida, pois tudo depende da política”, avaliou.

O professor de história Sérgio Carvalho, da escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, ressaltou o impacto da ação na formação dos jovens.

“Acho de extrema importância para os nossos alunos, que estão nesse processo de formação e amadurecimento da Cidadania. Vejo essa ação da Aleam como essencial para esses jovens cidadãos”, afirmou.

Votação

Durante a votação simbólica, os alunos que concorreram ao cargo de deputado jovem apresentaram propostas voltadas às áreas como educação, saúde, Segurança Pública e Cultura.

O estudante Jonatas Moreira, do 1º ano do ensino médio, defendeu projetos voltados à habitação e segurança.

“Vim com a proposta de dois temas: habitação e segurança pública, que precisam ser debatidos. A falta de segurança na nossa cidade é algo muito preocupante”, destacou.

Compartilhar este artigo