Programa ‘Cidadão de Berço’ da Aleam inicia atividades no dia 23 de abril

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, anuncia o início das atividades do programa “Cidadão de Berço” para o ano de 2025. As ações serão retomadas a partir do dia 23 de abril, com uma programação de atividades lúdicas para construir conceitos sobre política, livre de preconceitos que colaboram com a cultura de rejeição ao tema.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas do 1º ano do ensino fundamental I (de 6 a 7 anos), público-alvo do programa, o “Cidadão de Berço” inicia suas atividades atendendo turma de 1º ano na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Arminda, no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, no turno da manhã, e na Escola Estadual General Sampaio, São Jorge, zona Oeste de Manaus, no turno da tarde.

“Desenvolvemos um programa educacional e social que visa fortalecer a consciência cidadã e a valorização dos direitos e deveres dos indivíduos desde os primeiros passos da vida”, explica a pedagoga Josy Kelly Martins, da Escola do Legislativo.

De acordo com a pedagoga, o “Cidadão de Berço” atende uma demanda das escolas, que sempre pediam o enfoque da educação cidadã nas crianças menores. Ela enfatizou, ainda, que o objetivo também pretende trabalhar uma visão política diferente nas crianças, pois comumente a política é atrelada a algo negativo.

“Queremos mostrar às crianças que a boa política é feita desde cedo, porque é atrelada às ações que a gente pratica, no nosso dia a dia, com a forma com que nos relacionamos com os nossos colegas e nossos professores”, explica Josy Kelly.

A partir do dia 23/4 até o dia 21/5, serão realizadas visitas semanais às escolas, e a cada dia serão tratados temas específicos.

Compartilhar este artigo