
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, apresentou nesta terça-feira (4/11) um balanço positivo do Programa Aleam Educa, que atendeu mais de 1,5 mil alunos da REDE pública estadual que participarão das provas do exame Nacional do ensino médio (Enem), nos dias 9 e 16 de novembro.
Em razão do impacto social alcançado, o Aleam Educa deve ser ampliado em 2026, passando a abranger, além de Manaus, os municípios da Região Metropolitana, com o objetivo de beneficiar ainda mais estudantes da REDE estadual de ensino.
No último sábado (1º/11), foi realizada a aula de encerramento do programa, com o tradicional “aulão” de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, no auditório Belarmino Lins, em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), destacou que o programa cumpriu plenamente o seu propósito de ser uma ferramenta de apoio e incentivo aos jovens que sonham em ingressar no ensino superior.
“Foram cerca de 1.500 alunos beneficiados, o que demonstra a importância de aproximar a Assembleia da comunidade e transformar nossas ações em oportunidades reais de crescimento. Nosso compromisso é seguir investindo em educação e ampliar o alcance do programa para a Região Metropolitana em 2026”, afirmou.
O diretor da escola do Legislativo, Jander Lasmar, ressaltou o alcance social do programa, que, em 2026, atenderá também os estudantes dos municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, NOVO Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves.
“A avaliação é extremamente positiva. Foram quatro sábados de atividades, e atendemos 1.500 alunos do ensino médio por meio da escola do Legislativo. Essa é uma iniciativa do presidente Roberto Cidade, que busca contribuir com a educação. A expectativa é que, no próximo ano, o projeto comece mais cedo e seja expandido para o interior da Região Metropolitana. Enviaremos equipes para atender inicialmente essa área com as disciplinas de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação e também com o curso de inglês”, destacou.
A coordenadora do programa, Adriana Pimentel, enfatizou o caráter inclusivo do Aleam Educa e adiantou que o projeto não se limitará apenas aos aulões preparatórios para o Enem.
“O balanço geral foi muito positivo, com um total de 1.500 alunos atendidos. Estamos ansiosos pelos resultados dos participantes no Enem. Além disso, o programa deverá oferecer novos cursos profissionalizantes ao longo do próximo ano”, afirmou.
Aulas
As três primeiras aulas presenciais foram realizadas nos dias 4, 11 e 18 de outubro, das 8h às 12h, reunindo centenas de alunos. Em razão do feriado do aniversário de Manaus, comemorado na sexta-feira (24/10), não houve aula no sábado seguinte (25/10).
As atividades foram retomadas no dia 1º de novembro, com aulas de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, no auditório Belarmino Lins, em dois turnos.
Aleam Educa
O Aleam Educa é resultado do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 66/2025, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a Cidadania por meio de ações educativas voltadas para direitos humanos, convivência democrática, ética, diversidade étnico-racial e de gênero, meio ambiente, responsabilidade social e segurança pública.