Profissionais de saúde da zona Leste participam de curso de coleta do exame preventivo em meio líquido

Reporter da Cidade

Profissionais da Prefeitura de Manaus que atuam nas unidades da rede básica de saúde na zona Leste participam, na tarde desta sexta-feira, 22/11, de um curso de técnica da coleta do exame preventivo em meio líquido. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e compõe uma série de formações voltadas ao aprimoramento da linha de cuidado do câncer do colo do útero, um dos tipos que mais atingem as mulheres na região Norte.

Trinta profissionais, dentre médicos e enfermeiros de unidades básicas do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Semsa, integram a nova turma do curso, realizado na Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na zona Sul. Eles serão orientados sobre o cenário e linha de cuidado do câncer uterino, e terão atividades práticas da técnica de coleta do preventivo em meio líquido, com o uso de simulador pélvico.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Vera Hoshiba, explica que a formação visa fortalecer a atuação das equipes da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) na prevenção e rastreio do câncer do colo do útero.

“O exame preventivo, ou citopatológico, é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. Nesse curso, as equipes de saúde recebem noções teóricas e práticas para realizar a coleta do exame em meio líquido do modo mais eficiente e seguro”, relata.

Vera assinala que o método de coleta em meio líquido é considerado superior ao tradicional, possibilitando maior sensibilidade na análise e menor número de casos de falsos negativos, entre outras vantagens.

“A Semsa Manaus foi precursora entre as capitais ao implementar essa técnica na rede básica, no ano passado. A coleta do exame preventivo é ofertada em todas as nossas unidades, sendo que 53 delas realizam o procedimento em meio líquido”.

A nova etapa do curso de aprimoramento iniciou no dia 1º/11, com uma turma de profissionais do Disa Norte. Após as equipes do distrito Leste, as próximas a participar da atividade serão as do Oeste, na segunda-feira, 25/11; e do Sul, na terça, 26/11. A primeira etapa da ação de educação permanente em saúde ocorreu em agosto passado, com a formação de 200 profissionais.

O curso “Aprimoramento da Linha de Cuidado do Câncer do Colo de Útero: enfoque para técnica de coleta por meio líquido na APS Manaus” é conduzido pela Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, em articulação com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Marinho e Distritos de Saúde da Semsa, com o apoio da UEA.

Agravo prevenível

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é o tumor maligno de maior incidência entre a população feminina em Manaus, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é prevenível e tem maiores chances de cura se diagnosticada e tratada precocemente.

O exame preventivo é a principal forma de rastreio do câncer uterino, sendo capaz de detectar estágios pré-cancerosos da doença. O procedimento é indicado para mulheres na faixa de 25 a 64 anos, de forma prioritária, devendo ser realizado a cada três anos, após dois resultados negativos em anos consecutivos.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Compartilhar este artigo