Procon-AM autua loja de material de construção por venda de produtos fora da data de validade

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Por Redacao

No total, foram encontrados 701 litros de produtos vencidos, entre tintas automotivas, esmaltes à base de água e limpador de ácido

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou nesta quinta-feira (11/07) uma loja de material de construção, localizada no bairro Praça 14, zona sul de Manaus, por venda de produtos fora da data de validade. A ação aconteceu após uma denúncia realizada por meio das redes sociais. No total, foram encontrados 701 litros de produtos vencidos, entre tintas automotivas, esmaltes à base de água, limpador de ácido, entre outros. Além de 391 unidades de aromatizantes e 550 unidades de lixa fora da validade.

Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, é importante que os consumidores estejam atentos aos prazos de validade dos produtos, porque ao comprar um produto vencido, o consumidor pode ter prejuízos no ato final da aplicação do material.

“Para comprar materiais de construções, em muitos casos vale a mesma atenção que a pessoa deve ter no ato de comprar alimentos: olhar validade, ver em que estado o produto se encontra, se a lataria está amassada, verificar em qual estado estava sendo conservado o material”, destacou.

Segundo Fraxe, é recomendado que as lojas verifiquem a validade dos produtos expostos nas prateleiras, utilizando seus funcionários e os promotores do fabricante. Isso é especialmente importante para selantes, rejuntes e certos tipos de cimentos, pois o uso desses produtos após o vencimento pode resultar em danos à obra e até em acidentes, como o desprendimento de revestimentos de fachadas.

O órgão apreendeu cerca de 701,49 litros de produtos como verniz, esmalte a base de água, base de poliéster, limpador de microfibras, entre outros. Além de 391 unidades de aromatizantes e 550 unidades de lixa fora da validade. A empresa terá que apresentar um laudo de descarte dos produtos em até 10 dias ao Procon-AM.

Canais de Denúncias

Para tirar dúvidas ou registrar reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o órgão de proteção ao consumidor por meio do telefone 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h), e, ainda, registrar reclamações pelo www.procon.am.gov.br ou e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

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