Presidida por Adjuto Afonso, Frente Parlamentar de Empreendedorismo da Aleam fomenta negócios femininos em Lábrea

Reporter da Cidade

A Frente Parlamentar Estadual da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual (Frempeei) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil), lançou, na segunda-feira (24/3) o “Programa Mulheres Empreendedoras de Lábrea”, no município de Lábrea (distante 582 quilômetros de Manaus). A iniciativa foi possível por conta de uma emenda parlamentar do deputado destinada à Secretaria de Desenvolvimento Ciência Tecnologia e Inovação (Sedecti), para que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), realizasse o projeto naquele município.

A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Escola Estadual Santo Agostinho, e contou com a participação de autoridades, como o prefeito Gerlando Lopes (PL) e a primeira-dama Lucinete Damasceno; o presidente da Câmara Municipal de Lábrea, vereador Adalfrank Negão (PL); a vereadora Andrea (União Brasil), que solicitou a emenda; o analista de negócios do Sebrae Amazonas, Giovani Caldas; além de mulheres autônomas, empreendedoras, empresárias, mulheres em vulnerabilidade social, pescadoras profissionais e estudantes. A coordenadora da Frempeei, técnica Andréa Rocha, esteve presente representando o parlamentar.

O projeto visa apoiar e incentivar mulheres em diversas áreas de atuação, promovendo o empreendedorismo, autonomia e geração de emprego e renda. Entre as ações anunciadas, está a concessão de crédito para empreendedoras, principalmente por meio do programa Crédito Rosa, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

A Frempeei é um correspondente da Afeam, que facilita o acesso de empreendedores a várias linhas de crédito, incluindo o Crédito Rosa, entre outras. Além disso, a Frente Parlamentar disponibiliza, capacitações, assessoria contábil e jurídica, além de auxiliar na abertura de Micro empresas Individuais (MEIs).

A fisioterapeuta Maria do Socorro foi uma das empreendedoras que participaram do evento. Trabalhando por conta própria há mais de 10 anos, ela conhece bem as dificuldades para se empreender, principalmente no interior do Estado.

“Há 12 anos que eu trabalho como particular e a gente precisa muito de apoio. Apoio financeiro, jurídico e de cursos também. E essa ação que o deputado Adjuto Afonso está fazendo aqui vai ajudar muita gente, principalmente aquelas pessoas que não têm condições de ir para Manaus para fazer um curso. É uma oportunidade que temos que agarrar”, disse a profissional.

Já o analista de Negócios do Sebrae Amazonas, que é uma das instituições parceiras da Frempeei, destacou a mobilização que o programa tem promovido, unindo iniciativa privada, Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal de Lábrea em prol do empreendedorismo local.

“O projeto Mulheres Empreendedoras vem para fortalecer a autonomia da mulher empreendedora dentro do município, através da capacitação para atuar dentro de seus empreendimentos. É um projeto que está mobilizando todas as esferas”, concluiu.

Como presidente da Frempeei, o deputado Adjuto Afonso comemora a adesão das empreendedoras de Lábrea ao Programa Mulheres Empreendedoras. Para o parlamentar ações como esta servem para mudar as realidades, não só das mulheres, mas de famílias inteiras.

“As mulheres muitas vezes são as pessoas que sustentam famílias inteiras sozinhas. Capacitar e promover o profissionalismo dessas trabalhadoras é um meio de dar mais dignidade, não só a elas, mas também a seus filhos e outros familiares. Só a geração de emprego e renda, por meio do empreendedorismo, é capaz de mudar a realidade das pessoas”, finalizou o deputado.

O parlamentar, inclusive, no ano de 2020, lançou a Rede Estadual de Mulheres Empreendedoras do Amazonas (REME-AM), no âmbito da Frempeei, que atua com fatores estratégicos para o público feminino que almeja ter o próprio negócio. A rede é presidida pela empreendedora Miriam Belmont.

Compartilhar este artigo