A deputada estadual Joana Darc (UNIÃO Brasil), que também é médica veterinária e referência na defesa da causa animal no Amazonas, iniciou, na quinta-feira (21/8), o curso de Resgate de Animais em Desastres, em Minas Gerais (BH), uma capacitação prática voltada para preparar profissionais a atuar em situações extremas, como secas severas e queimadas.
Segundo Joana Darc, que é presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), o treinamento é essencial para o contexto amazônico, que nos últimos anos vem sofrendo com desastres ambientais cada vez mais intensos.
“O Amazonas enfrenta desafios graves, como estiagens históricas e queimadas que colocam em risco não só a vida humana, mas também a sobrevivência de milhares de animais. Essa capacitação é fundamental para que possamos Agir com técnica, segurança e rapidez, garantindo o bem-estar animal em momentos críticos”, destacou.
Com a participação, a deputada reforça seu compromisso de unir sua atuação parlamentar à formação técnica, levando soluções concretas para proteger os animais em situações de emergência no Amazonas.
Sobre o curso
O curso é administrado pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD Brasil). O treinamento aborda desde técnicas de contenção e manejo seguro até primeiros socorros veterinários, nós e amarrações, estratégias de comando de incidentes e simulados realistas em cenários de desastre.
“O curso é uma oportunidade única para quem deseja se especializar e se tornar referência em resgate animal, atuando de forma estratégica e responsável em momentos de crise”, disse Joana.
Com a crescente necessidade de profissionais preparados para atuar em situações extremas, o curso é voltado para capacitar participantes a Agir com técnica, ética e segurança em diferentes cenários.