Prefeitura reforça prevenção ao câncer do colo do útero

Dando continuidade à programação do Março Lilás, campanha que reforça ações de prevenção e combate ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus movimentou na manhã desta quinta-feira, 14/3, a rotatória do conjunto habitacional Eldorado, na zona Centro-Sul, com uma ação de sensibilização para o público circulante daquele trecho da cidade. 

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio de estudantes finalistas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), distribuíram panfletos e exibiram faixas relacionados ao tema para fortalecer as ações de orientação sobre o câncer do colo do útero que acontecem de forma rotineira nas unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, avaliou que a sensibilização atingiu o objetivo proposto que foi o de envolver a sociedade na conscientização dos impactos da doença. Lúcia acrescentou que os servidores e apoiadores da ação reforçaram as informações sobre a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero, o uso de preservativos durante a relação sexual e a eficácia da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) durante as abordagens a motoristas e pedestres.

“Nós reforçamos a importância de fazer o preventivo e aproveitamos para falar que temos unidades que funcionam à noite e aos sábados até meio dia. Temos também a Carmen Nicolau, que atende aos sábados, domingos e feriados, o que amplia o acesso aos serviços. O exame preventivo é essencial para detectar uma lesão precursora do câncer ou uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o que permite que o tratamento seja iniciado logo, se for o caso”, explicou Lúcia.

A médica veterinária Vandressa Campos, que passou pela Bola do Eldorado de carro, disse que a iniciativa de chamar a atenção sobre o câncer do colo do útero é sempre válida porque muitas pessoas desconhecem o impacto que a doença ocasiona na vida da mulher e das pessoas que a cercam.

“Eu gostei da ação porque tem muita gente que não sabe a importância do preventivo, da vacina contra o HPV.  Eu vi muitas pessoas lendo os folhetos, o que é um sinal de que mais gente vai saber da importância e como e onde fazer os exames”, resumiu.

A programação do Março Lilás segue com a intensificação de serviços à saúde da mulher nas unidades da Semsa. No próximo sábado, 16/3, acontece o “Dia D”, que vai movimentar a zona Norte com ações de saúde na Clínica da Família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul;  Unidade de Saúde da Família (USF) Áugias Gadelha, na Cidade Nova; na USF Major PM Sálvio Belota, no Santa Etelvina; e na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que está localizada no shopping Phelippe Daou, no bairro  Cidade de Deus.

— — —

Texto – Divulgação / SemsaFotos – Artur Barbosa / Semsa

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment