Prefeitura reforça compromisso com sustentabilidade e desenvolvimento no fórum de Cidades Sustentáveis

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus marca presença no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, realizado em Brasília (DF), reunindo gestores públicos de todo o Brasil em torno de um objetivo comum, tornar as cidades mais resilientes, inclusivas e preparadas para os desafios climáticos e sociais do futuro.

O evento, que segue até esta quinta-feira, 16/10, é considerado uma etapa preparatória para a COP 30, que acontecerá em Belém (PA), e um espaço estratégico de debate sobre o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na abertura, Manaus foi destaque ao apresentar a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, documento assinado pelo prefeito David Almeida reafirmando o protagonismo da capital amazonense com as metas globais de sustentabilidade e com a construção de uma cidade mais justa, verde e equilibrada.

Representando o prefeito no evento, o diretor-presidente do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Carlos Valente, participou do painel sobre indicadores de desenvolvimento sustentável e a capital amazonense se diferencia com avanços e perspectivas do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

“Estamos em Brasília, representando o prefeito David Almeida e discutindo os índices de desenvolvimento sustentável das cidades. Mostramos alguns programas do PPA que vão alavancar Manaus nos próximos quatro anos, fortalecendo os indicadores que dialogam com os 17 ODSs da ONU. Manaus se encontra em uma boa posição, mas temos o compromisso da melhoria contínua, e isso está refletido em cada meta do nosso planejamento”, afirmou Valente.

A comitiva da prefeitura é composta ainda pelo secretário municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Fransuá Matos; o subsecretário de Gestão, Alain Costa; e o controlador-geral do Município, Alessandro Moreira. Juntos, os representantes reforçaram o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à eficiência da gestão.

Para o secretário da Semmas, Fransuá Matos, Manaus é a cidade com maior área protegida do Brasil. “A prefeitura, na gestão do prefeito David Almeida, organizou a governança conectando seus programas em torno da sustentabilidade. O foco no alcance dos ODSs nas políticas públicas da cidade é constatado por ações ambientais impactantes como, por exemplo, os índices recordes de arborização, implementação de ecobarreiras, elaboração de planos como o de enfrentamento às mudanças do clima, implantação de hortas e pomares nas escolas, entre outras ações”, destacou.

Políticas

Durante o fórum, Valente também reforçou o papel na promoção de políticas públicas voltadas à qualidade de vida e à preservação ambiental. “Focamos nossas ações na sustentabilidade. Trabalhamos para aliar o progresso econômico ao desenvolvimento humano, sempre levando em conta o respeito ao meio ambiente. Fazemos isso por meio de políticas públicas inclusivas, que geram habitação, renda, capacitação e atenção em saúde, educação e cultura”, completou.

Autoridades

O encontro conta com a presença de autoridades do governo federal, parlamentares e gestores públicos municipais, além de representantes de organizações da sociedade civil, do setor privado e da academia.

O evento marca ainda o lançamento da Pesquisa Nacional sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) em parceria com a Ipsos-Ipec, e da Declaração das Cidades pelo Clima na COP30. Na ocasião, serão entregues também os Relatórios Locais Voluntários (RLVs) aos municípios signatários dos compromissos “Meu Município pelos ODS” e do Programa Cidades Sustentáveis.

O fórum é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, realizada em parceria com a Caixa, a Fundação Grupo Volkswagen e a Fundação Feac. O cofinanciamento é da UNIÃO Europeia e os parceiros institucionais são o Tribunal de Contas da UNIÃO (TCU), a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cnods), a Secretaria-Geral da República e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Compartilhar este artigo