Prefeitura realiza primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 20/2, a primeira ação de 2025 do projeto “Procon Manaus nas Escolas”. A iniciativa tem como principal objetivo educar o público infantojuvenil sobre seus direitos como consumidores.

“Com o Procon Manaus nas Escolas, buscamos ensinar crianças e adolescentes sobre seus direitos e responsabilidades desde cedo. Ao investir nessa educação, estamos formando consumidores mais conscientes e cidadãos mais preparados para o futuro. Essa é uma iniciativa da atual gestão municipal, que se preocupa com a proteção e o desenvolvimento das novas gerações”, destacou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu.

O evento aconteceu na Escola Municipal Poetisa Cora Coralina, no bairro Cidade de Deus, zona Norte. O público-alvo foram os alunos do ensino fundamental, faixa etária em que muitos já possuem contato com a vida financeira, seja acompanhando compras ou auxiliando em atividades comerciais familiares. A ação também acontecerá na sexta-feira, 21, dando continuidade ao trabalho de conscientização sobre os direitos do consumidor.

Para o secretário municipal de Educação, Luiz Gonzaga Campos, a parceria, além de reforçar sobre direitos e deveres como consumidor, também vai trabalhar a educação financeira, possibilitando assim, um preparo melhor ao público infantojuvenil para a vida.

“O objetivo dessa parceria é orientar não apenas para o consumo, mas uma forma de criar em nossas crianças, uma noção muito clara de como controlar o dinheiro e assim, estarem mais preparados para o futuro e para a vida”, pontuou.

Durante a palestra, a equipe do Procon Manaus utilizou uma abordagem lúdica e interativa, destacando a importância dos direitos do consumidor e promovendo conceitos básicos de consumo consciente e educação financeira. Os alunos participaram de atividades com vídeos educativos, jogos interativos e simulações práticas de fiscalização, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

A diretora da escola, Shirlaine Ferreira Martins, destaca como positiva a parceria com o Procon Manaus, pois por meio do programa, é possível construir uma consciência mais crítica aos estudantes, sobre seus direitos e deveres como consumidores.

“Por meio deste projeto, os alunos adquirem conhecimento sobre o direito do consumidor, identificando propagandas enganosas e se tornando cidadãos conscientes sobre a real necessidade do consumo, ampliando seu conhecimento sobre educação financeira”, ressaltou.

Sobre o projeto

O programa “Procon Manaus nas Escolas” foi lançado em 2024, com sua primeira edição realizada no dia 26 de abril. Desde então, o projeto já passou por três edições e alcançou mais de 400 alunos. Sua principal proposta é promover a educação dos estudantes sobre seus direitos como consumidores, utilizando métodos interativos que facilitam o aprendizado de forma prática e acessível.

A ação visa capacitar os jovens a se tornarem consumidores mais informados e ativos, capazes de tomar decisões conscientes no mercado e de defender seus direitos. Com isso, o programa contribui para a formação de uma geração mais responsável e engajada na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

— — —Texto – Larissa Coutinho/ Procon e Thalia Rodrigues/ SemedFotos – Mário Oliveira/ Semed

Compartilhar este artigo