A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 9/1, a primeira ação deste ano com a população em situação de rua. A ação aconteceu no Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cads), localizado na avenida Joaquim Nabuco, nº 144, bairro Centro, zona Sul.
A programação teve como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua a serviços de fortalecimento de vínculos, promoção do cuidado, autoestima e acolhimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos.
Durante a ação, foram ofertados atendimentos gratuitos, como corte de cabelo e bazar solidário, com distribuição de roupas e calçados conforme disponibilidade e necessidade, além de um momento de confraternização. A atividade contou com a parceria de instituições colaboradoras.
Para a coordenadora do Cads, Nivea Abrahão, ações como essa devolvem a dignidade e autoestima dessa população que está em vulnerabilidade social.
“Estamos realizando uma ação que vai muito além da entrega de roupas e serviços, aqui as pessoas podem escolher suas próprias peças, receber cuidados pessoais e compartilhar um momento de acolhimento. Nosso principal objetivo é resgatar a dignidade e o respeito que muitos já perderam ao longo do caminho. Seguimos fazendo o bem para que essas pessoas tenham suas vidas resgatadas e restauradas”, afirma a coordenadora.
O “Bazar Solidário” foi realizado com roupas, calçados, acessórios e brinquedos, em boas condições, doados pela população da cidade. Os interessados em realizar doações, podem comparecer à sede do Centro Pop, localizada no mesmo endereço do Cads, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
A iniciativa integra as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal, através do “Manaus Acolhe”, voltadas à inclusão social e ao atendimento humanizado da população em situação de vulnerabilidade social.
#paratodosverem – Usuário do Cads recebendo corte de cabelo durante ação da Semasc— — —
Texto – Maria Fernanda Rodrigues/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc