A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, na noite de quinta-feira, 27/11, a 28ª edição do Encontro dos Diretores da educação de jovens e adultos (Edeja). O evento apresentou ações e projetos desenvolvidos em 2025 que impactaram positivamente a aprendizagem de mais de 17 mil estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) da REDE municipal. A cerimônia ocorreu no auditório da Semed, localizado na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
Com o tema “Entre números e palavras: histórias que inspiram na EJA”, a iniciativa buscou incentivar o aprendizado significativo e fortalecer a autoestima dos estudantes, destacando avanços conquistados por meio da matemática e da leitura.
Durante a noite, foram premiados estudantes, professores e gestores que se destacaram na 18ª edição da Olimpíada de matemática da educação de jovens e adultos (Olimeja), com entrega de notebooks e troféus. A olimpíada tem como foco estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas do cotidiano. Também houve premiação dos destaques da 13ª edição do Círculo de Leitura e Escrita na EJA, reconhecendo participantes com troféus, medalhas de menção honrosa, certificados e brindes. A estratégia contribui para o fortalecimento da leitura como instrumento de transformação social.
“Este é um momento de reconhecermos todo o esforço da equipe gestora, dos pedagogos e dos professores para oferecer aos nossos estudantes metodologias de ensino que atendam às necessidades da EJA. Essas estratégias qualificam ainda mais a modalidade, contribuindo para o exercício da Cidadania”, disse o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar.
escolas Premiadas
Cinco escolas também foram reconhecidas por seu desempenho na 11ª Municipíadas Noturnas da Semed, competição destinada aos estudantes do 1º e 2º segmentos da EJA, que contou com 943 alunos inscritos em 2025.
A gerente da educação de jovens e adultos da Semed, Alina Bindá, ressaltou a importância da celebração. “A integração das premiações à 28ª Edeja reforça o valor do trabalho coletivo na gestão da EJA, reconhecendo o compromisso das equipes escolares que constroem diariamente espaços de aprendizagem e esperança. Mais que uma solenidade, esta noite foi de emoção, reflexão e valorização das trajetórias que compõem a modalidade”.
Em 2025, participaram da Olimeja aproximadamente 3.750 estudantes das 4ª e 8ª etapas, e cerca de 14 mil estudantes integraram o Círculo de Leitura e Escrita na EJA.
Entre as escolas premiadas, a escola municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, localizada no ramal do Pau-Rosa, BR-174, zona rural, conquistou o 1º lugar na 13ª edição do Círculo de Leitura e Escrita.
O gestor da unidade, Edil Sebastião Gama, celebrou o resultado. “Para a escola, essa conquista confirma o dever cumprido. Trabalhamos muito com nossos alunos e tivemos grandes ganhos pedagógicos. Cerca de 80% dos livros produzidos na ação foram escritos por eles, o que desenvolveu significativamente a leitura e a escrita. Para nós, isso é muito compensador e motivo de grande alegria”.
—- —- —–Texto – Emerson Santos/ Semed Fotos – Divulgação / Semed