Prefeitura realiza caminhada de sensibilização contra a exploração sexual infantojuvenil na zona Leste

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 14/5, a caminhada de sensibilização sobre a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao “Maio Laranja”. A caminhada saiu do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Benchimol, na rua Penetração s/nº, bairro São José Operário, zona Leste da capital.

A caminhada contou com a presença de diversos órgãos e instituições envolvidas na prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além da mobilização da sociedade e dos alunos das redes públicas, que reuniu aproximadamente 700 pessoas.

O secretário da Semasc, Saullo Vianna, enfatizou a necessidade do envolvimento dos órgãos competentes e da comunidade no combate ao abuso e exploração sexual. “É muito importante que as comunidades e as escolas estejam envolvidas neste movimento, para que possamos combater esse tipo de crime, incentivar as denúncias e punir os responsáveis que atentam contra crianças e adolescentes. Nós, como Prefeitura de Manaus, estamos engajados em proteger e acolher cada vez mais nossas crianças”, afirmou.

Jucimaria Menezes, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, destacou a importância desta campanha e ressaltou a atuação da Semasc para que essa violência seja combatida

“Nós estamos aqui com esta campanha muito importante. Estamos nessa jornada com a Semasc e a nossa equipe de combate à violência, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. E podemos contar com várias unidades espalhadas por todas as zonas de Manaus para fortalecer essa causa”.

Em 2025, registra-se o 25º ano de mobilização do 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/2000, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios brasileiros.

– – –

Texto – Maria Fernanda Rodrigues / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc

Assuntos ,
Compartilhar este artigo