Prefeitura promove ação de conscientização do ‘Março Lilás’

A Prefeitura de Manaus leva as ações de conscientização do “Março Lilás” para as ruas com uma ação de panfletagem, na manhã desta quinta-feira, 14/3, na bola do Eldorado, no bairro Parque 10, zona Sul. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de instituições parceiras vão chamar a atenção de transeuntes e motoristas para a importância da prevenção e combate ao câncer do colo do útero, com exibição de faixas e distribuição de material informativo.

Participam da ação na rotatória do conjunto Eldorado, em torno de 30 servidores do Distrito de Saúde Sul da Semsa, incluindo enfermeiros, agentes comunitários e gestores. A iniciativa terá ainda a participação de graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e de grupos e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), parceiros da iniciativa.

Para a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, a ação nas ruas contribui para difundir e dar visibilidade à temática do “Março Lilás”, somando-se a outras ações conduzidas pela secretaria para estimular o cuidado em saúde entre as mulheres e sensibilizar toda a população para a prevenção do câncer uterino.

“É essencial a adesão da mulher ao exame preventivo, que pode ser feito em qualquer unidade da rede básica e assegura o diagnóstico e tratamento precoce, evitando agravos de saúde ou até óbitos. E as famílias também podem e devem incentivar esse cuidado”, reforça a gestora, assinalando que o câncer do colo do útero é prevenível em 99% dos casos.

Lúcia ressalta que o exame citopatológico, ou preventivo, é oferecido de forma permanente nas unidades da Semsa, bem como a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), principal causador do câncer uterino. Esses serviços de prevenção e rastreio, ela explica, estão sendo reforçados em toda a rede básica municipal durante o “Março Lilás”, em conjunto com ações de sensibilização e educação em saúde, com foco na temática da campanha.

Além da panfletagem no Parque 10, as equipes de saúde da Semsa vão promover um apitaço na quarta-feira, 20/3, na Feira Municipal do Produtor, situada na avenida Autaz Mirim, na zona Norte. A ação será realizada pelos Disas Norte e Leste da secretaria, em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade do Estado do Amazonas (Laism/UEA).

‘Dia D’

Além da intensificação das ações de prevenção e rastreio, a Semsa Manaus promove, ao longo deste mês, o “Dia D do Março Lilás” nas Unidades Saúde na Hora e nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, gerenciadas pela secretaria. Na programação, os estabelecimentos promovem ações de saúde, com reforço na oferta do exame preventivo e da vacinação contra o HPV, aos sábados, no período matutino, em diferentes zonas distritais de saúde a cada edição.

Após a primeira edição, realizada no último dia 9, nas unidades de saúde do Disa Leste, o “Dia D” segue no Disa Norte neste sábado, 16/3, com atividades na clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul; na Unidade de Saúde da Família (USF) Áugias Gadelha, no Cidade Nova; na USF Major PM Sálvio Belota, no Santa Etelvina; e na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, atualmente localizada no shopping Phelippe Daou, no Cidade de Deus.

A programação do “Dia D do Março Lilás” se encerra com os Disas Oeste e Sul, no dia 23.

Prevenção e rastreio

Em Manaus, o câncer do colo do útero, também chamado cervical, é o tumor maligno de maior incidência entre a população feminina. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou em 420 o total de casos da doença no município em 2023.

O HPV é considerado o principal agente causador do tumor maligno, que pode levar até 10 anos para se manifestar após a infecção pelo vírus. O rastreio é feito por meio de exames preventivos, que permitem detectar estágios pré-cancerosos da doença.

A vacinação contra o HPV entre crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 9 a 14 anos, e o uso de preservativos nas relações sexuais, são outras medidas de prevenção do câncer do colo do útero, evitando a transmissão do vírus.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment