Prefeitura nomeia ACSs aprovados no concurso público da Semsa

Reporter da Cidade

Seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram nomeados pela Prefeitura de Manaus para o exercício do cargo em caráter efetivo na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais, aprovados no concurso público da saúde municipal, realizado em 2022, devem se apresentar na sede da secretaria até o dia 6 de agosto, para entrega de documentos e demais procedimentos de posse.

O decreto de nomeação dos profissionais leva assinatura do prefeito David Almeida e consta no Diário Oficial do Município (DOM), edição nº 6.105, da segunda-feira, 7/7. Os interessados podem consultar esta e outras publicações relativas ao concurso público da Semsa no site www.manaus.am.gov.br/semsa, com acesso pelo menu “Principal”, item “Concursos”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as nomeações visam prover vagas remanescentes do certame municipal, decorrentes da desistência de profissionais aprovados em classificação superior. Ela assinala o fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde da Semsa com as novas nomeações, pontuando a atuação essencial dos ACS junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os ACS são o elo entre a comunidade e a rede municipal, visitando casas e espaços comunitários e contribuindo para ampliar o acesso da população à Atenção Primária. Os seis agentes recém-nomeados vão reforçar esse trabalho nos distritos de saúde da zona urbana”, informa.

Com a designação dos novos ACS para atuação na Semsa, Shádia ressalta que chega a 3.087 o total de profissionais aprovados e nomeados no concurso público da secretaria. O certame ofertou 2.001 vagas, distribuídas em três editais, para cargos de diversos níveis: superior, médio, médio técnico e fundamental.

Cargos e procedimentos

Os seis nomeados pela prefeitura foram aprovados por meio do Edital nº 002/2021 do concurso da Semsa, para o cargo de Assistente em Saúde – Agente Comunitário de Saúde (ACS) II, com regime de trabalho semanal de 40 horas. Dentre eles, três deverão atuar no Distrito de Saúde (Disa) Sul e um nos Disas Leste, Norte e Oeste, cada.

Os nomeados devem, inicialmente, efetuar o cadastro on-line dos documentos requeridos para a posse, por meio do site pssemsa.manaus.am.gov.br. Entre eles se incluem documento oficial de identificação com foto, CPF, comprovante de residência (água, luz ou telefone), foto 3×4, certidões negativas de antecedentes criminais da justiça federal e estadual, e comprovante de imunização contra a Covid-19 com esquema vacinal completo.

Após o procedimento, os profissionais devem se apresentar, munidos do documento de identidade e CPF, na sala de posse na sede da Semsa Manaus, situada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com acesso pela avenida Maceió, nº 160, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no horário das 8h às 12h.

Na Semsa, os profissionais vão receber orientações relativas aos procedimentos admissionais e checagem de pré-requisitos. O prazo para comparecimento vai até o dia 6 de agosto de 2025.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Compartilhar este artigo