Prefeitura intensifica ações de reordenamento no Centro e repudia agressão a servidores municipais

Reporter da Cidade

Em operação integrada da Prefeitura de Manaus, equipes de fiscalização identificaram e lacraram um depósito clandestino, na manhã desta quinta-feira, 7/8, na rua Henrique Antony, no Centro. O local armazenava irregularmente equipamentos, carrinhos de comida e manejava produtos alimentícios fora da validade, sob condições totalmente insalubres. Durante a ação, três guardas municipais foram agredidos.

No local, onde era produzido também suco e salgados sem quaisquer equipamentos de segurança, foram encontrados pombos e ratos. A ação, que integra o “Mutirão no Bairro” foi coordenada pela Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com apoio da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), para promover limpeza, organização e ordenamento urbano, garantindo mais segurança sanitária para a população.

Os ambulantes podem buscar o departamento de Comércio Informal, da Semacc, na rua General Glicério, s/nº, bairro Cachoeirinha, zona Sul, altos do mercado Walter Rayol, portando toda a documentação necessária para a regularização das atividades.  Dentro do “Mutirão no Bairro”, a Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi) também atua na galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, 82, Centro, com intermediação de emprego a partir do Sine Manaus.

Segurança

No decorrer da operação, parte dos ambulantes reagiu de forma violenta à ação fiscalizatória. Três agentes da Guarda Municipal foram agredidos com pedras lançadas pelos envolvidos na manifestação e sofreram ferimentos. Os servidores receberam atendimento médico e passam bem.

Durante a fiscalização, os agentes da Guarda Municipal  atuaram exclusivamente na preservação da segurança dos fiscais e no ordenamento do espaço público, garantindo o bom andamento da operação e a integridade dos servidores municipais. Ressalta-se que a função da Guarda Municipal é manter a ordem no local e resguardar os agentes da prefeitura, não sendo de sua competência a apreensão de materiais.

A Prefeitura de Manaus repudia veementemente a agressão sofrida pelos servidores municipais no exercício das suas atividades e reforça que toda intervenção tem compromisso com a saúde pública, o ordenamento urbano e o respeito às normas sanitárias, garantindo o bem-estar e proteção da população de Manaus.

Trânsito

Em razão do movimento decorrente da operação, o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) precisou alterar, temporariamente, o tráfego de ônibus na região. No entanto, por volta das 11h, todas as vias já estavam liberadas e com fluxo normal do trânsito.

Compartilhar este artigo