A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), entrou em ação, no sábado, 24/1, na rua Elias Ramiro Bentes, no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte da cidade. As equipes do distrito de obras realizam uma operação de limpeza e desobstrução do sistema de escoamento de águas pluviais, necessária para permitir o pleno funcionamento da REDE de drenagem profunda.
Completamente obstruída por lixo descartado de forma irregular pela população, a REDE de drenagem recebe equipes da Seminf para trabalhar em sua limpeza. O mesmo ponto já recebeu o mesmo serviço em outros momentos, no entanto, o descarte incorreto do lixo segue causando diversos danos estruturais e funcionais ao sistema.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destacou o trabalho das equipes na execução da frente de trabalho, e relatou sua insatisfação ao comentar sobre os transtornos que o descarte irregular de lixo PODE causar. “Estamos nas ruas dia e noite, sob sol e chuva, todos os dias para fazer a transformação em Manaus acontecer, mas é importante que todos tenham a mesma consciência quanto ao descarte correto do lixo. Nossas equipes já estiveram neste mesmo ponto, com o mesmo serviço, e o descarte irregular do lixo segue como um dos nossos maiores desafios, e isso causa alagamentos, PODE provocar deslizamentos, e outros transtornos. Mas nós não nos curvamos diante das dificuldades e, sob o comando do prefeito David Almeida, enfrentamos todas elas. Estamos aqui para resolver”, ressaltou Renato Junior, reafirmando o compromisso da gestão municipal.
Os trabalhos são realizados com cuidado e segurança para reestabelecer o pleno funcionamento do sistema de drenagem profunda, reforçando a infraestrutura para que a condução do curso d’água que chega ao igarapé ocorra com qualidade e sem obstruções.
A Prefeitura de Manaus segue em ação com obras de revitalização, e reafirma seu compromisso com as famílias manauaras ao trabalhar em obras pontuais e preventivas, para evitar transtornos de alagamentos e garantir a maior segurança para todos.
— — —
Texto – Maria Amed/ Seminf
Fotos – Divulgação Seminf