A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registra seis chamadas de ocorrências durante as chuvas registradas neste sábado, 24/1.
As demandas foram recebidas pelo Disque 199, um canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC.
As requisições foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente à área impactada.
Com a ação imediata das autoridades, as ocorrências registradas envolvem um alagamento na zona Norte; um desabamento de casa de madeira na zona Oeste; dois deslizamentos de barranco na zona Leste; uma erosão na zona Norte e um risco de desabamento na zona Norte.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as áreas mais atingidas foram o igarapé do 40, no bairro Japiim, com 39,6 milímetros de água durante a chuva; Puraquequara, com 36,77 milímetros; Santa Luzia, com 30,68 milímetros, e Santa Etelvina, com 28, 18 milímetros.
Atendimento contínuo 24 horas
A Prefeitura de Manaus enfatiza a permanente disponibilidade do Disque 199 (Defesa Civil), em operação no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para atender prontamente as demandas da comunidade em situações emergenciais, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia.
As equipes da Defesa Civil permanecem em atividade para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos diante de condições climáticas adversas.
— — —
Texto – Laís Fernandes / Semseg