Prefeitura de Manaus reforça compromisso com o Viver Melhor e anuncia avanços na mobilidade e acessibilidade

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), realizou, na noite de quinta-feira, 9/10, uma reunião com a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Viver Melhor, etapas 1 e 2, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte da cidade. O encontro reuniu representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), da Associação das Cooperativas de Transporte de Passageiros (Acop) e da empresa Líder, responsável pelo atendimento da área.

Durante o encontro, foram debatidas as principais necessidades do conjunto, entre elas o reforço das linhas de transporte coletivo e alternativo, especialmente nos trajetos que ligam o Terminal 3 (T3) ao Viver Melhor e a rota com destino à Ponta Negra, que concentram o maior fluxo de passageiros da região.

A comunidade também destacou a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência nos ônibus, além do reforço da sinalização horizontal e vertical nas vias internas do residencial, medida essencial para proporcionar a segurança viária dos aproximadamente 70 mil moradores que vivem no conjunto habitacional e nas comunidades ao redor.

O presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou que o objetivo da gestão é ouvir de perto as comunidades e transformar as reivindicações em ações concretas. “Estamos aqui, no conjunto Viver Melhor, participando de uma reunião com a comunidade. Vimos ouvir sobre o transporte público, o transporte convencional e o alternativo. Muitas sugestões foram colocadas, anotamos tudo, estamos levando para avaliar e melhorar o transporte público para a comunidade. Essa é uma diretriz”, afirmou o presidente.

A líder comunitária Núbia Garcia, presidente da associação de moradores da 1ª etapa, ressaltou a importância da presença da prefeitura no local e destacou os avanços obtidos. “Agradeço, em primeiro lugar, ao nosso prefeito David Almeida e ao presidente do IMMU por estarem aqui junto às empresas de transporte público da cidade de Manaus. Saio daqui gratificada, com uma resolução feita. Tivemos retorno tanto do diretor do IMMU quanto das empresas, e vamos continuar trabalhando em conjunto para entender e melhorar o transporte coletivo dentro do Viver Melhor, primeira etapa.”

Já Juliana Araújo, presidente da 2ª etapa, enfatizou o papel da comunicação comunitária para repassar as informações a todos os moradores e manter o diálogo ativo com o poder público. “Nós repassamos as informações a partir dos grupos de moradores que temos na primeira e segunda etapa. A reunião foi muito positiva. A empresa escutou o nosso lado com o apoio do secretário, e acredito que as demandas serão atendidas”, disse.

O diretor-presidente do IMMU informou que todas as solicitações apresentadas serão analisadas tecnicamente para definir as ações prioritárias de curto e médio prazo. A iniciativa faz parte do plano da Prefeitura de Manaus de fortalecer o diálogo direto com as comunidades, promovendo encontros periódicos para garantir mobilidade urbana mais eficiente, segura e inclusiva.

— — —

Texto e Foto – Marcelo Lima / IMMU

Compartilhar este artigo