A Prefeitura de Manaus, por meio da área de Relações Institucionais e promoção da igualdade Racial (Semuripir), vinculada à Casa Civil, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 3/12, a rainha Diambi Kabatusuila, líder tradicional dos Bakwa Luntu, povo ligado ao histórico Reino de Luba, na região da atual República Democrática do Congo, na África Central.
A visita teve como objetivo ampliar a troca de conhecimentos e desenvolver o intercâmbio cultural entre a África e o Brasil, sobretudo na capital amazonense.
No encontro, o assessor técnico da Semuripir, Christian Rocha, presenteou a rainha com um exemplar da Constituição Brasileira, e elencou ações que a atual gestão tem realizado com o objetivo de combater o racismo e executar medidas que busquem a igualdade de forma transversal.
“O prefeito David Almeida tem sido essencial na orientação que tem sido passada para nossa área, no pioneirismo das ações que eram até então inexistentes. Essa pasta, por exemplo, não existia antes. Nós temos um trabalho focado na educação antirracista, no combate ao racismo religioso e ambiental também”, disse.
Já a assessora técnica da promoção da igualdade Racial, Karla Jamilly, também celebrou o encontro e ressaltou os caminhos que a prefeitura tem percorrido para promover a igualdade racial e fortalecer o intercâmbio cultural com o continente africano.
“Estamos atuando com políticas públicas entregues na ponta da sociedade. Temos várias frentes que a prefeitura está trabalhando a promoção da igualdade, quando atende a população preta, parda, indígena e quilombola, quando entrega educação, além de letramento, recorte racial”, compartilhou Karla.
A rainha Diambi Kabatusuila é a autoridade tradicional e cultural entre os Bakwa Luntu. Ela também é fundadora da organização humanitária internacional sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a vida de comunidades na África.
A majestade agradeceu a recepção da Prefeitura de Manaus e falou que a igualdade racial deve ser alcançada com a participação de toda a sociedade e seus representantes.
“Foi um dia muito especial, minha primeira vez em Manaus. Vim aqui na casa do povo e fui recebida com muito carinho e respeito. Estou muito emocionada por ver o trabalho da prefeitura para promover a inclusão. São ações que não tem em outros lugares do Brasil”, observou.
— — —Texto – Tiago Auzier / SemcomFotos– Valdo Leão / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCCJQG