A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 9/12, a 3ª turma de capacitação em primeiros socorros e brigada de incêndio para servidores do complexo administrativo da Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad). Com duração de dois dias, o treinamento tem a finalidade de fortalecer a segurança organizacional e preparar servidores para atuação eficaz em situações de emergência. A primeira parte foi realizada no auditório da Casa Militar, localizada na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, na zona Oeste.O titular da Semad, Célio Guedes, destaca a importância da formação, não só para os servidores, mas para a instituição. “A gestão do prefeito David Almeida tem um olhar holístico também no que se refere aos servidores. E isso inclui os cuidados com a segurança de cada um no ambiente de trabalho. Além de procurarmos proporcionar condições dignas em nossas instalações, precisamos de pessoal preparado para atuar em algum eventual incidente”, destacou o secretário.Para a formação da terceira turma, a Divisão de Administração Geral (Diag) da Semad realizou um estudo técnico envolvendo a Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) e a Divisão de Segurança e saúde no trabalho (DSST) para determinar a necessidade de vagas por setor. “É responsabilidade de cada órgão da prefeitura promover essa capacitação. Na Semad, já estamos na terceira turma. Estivemos em todos os setores para alinhar com as chefias imediatas e os servidores interessados se inscreveram de forma voluntária”, explicou a chefe da DSST, Emmanuelly Rodrigues.A iniciativa conta com a parceria do Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-hospitalar (GRAPH), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Nesta quinta-feira, a tenente Renata Nardes fez a apresentação da parte teórica de primeiros-socorros. Segundo ela, é importante capacitar os servidores para que possam prestar, de forma adequada, assistência em caso de necessidade, até a chegada das equipes de urgência, do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).“É muito importante termos cidadãos capacitados para esses cuidados iniciais, porque os serviços de atendimento móvel dependem do tempo de deslocamento até chegar ao local da ocorrência. Dependendo da emergência, se ninguém souber fazer o primeiro atendimento, quando o resgate chegar, PODE não ter mais como fazer o salvamento. O ideal é que todos os cidadãos tenham noções de primeiros-socorros”, sugeriu a tenente.
— — –Texto – Sandra Monteiro / SemadFotos – Jully Beak / Semad