Prefeitura de Manaus realiza segundo dia da 10ª Socialização de Práticas Formativas com projeto que aprimora o ensino

Reporter da Cidade

Com o tema “Os Caminhos da Escrita Científica: os saberes e fazeres da prática educativa na perspectiva da formação continuada do Programa de Tutoria Educacional”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 27/11, o segundo dia da 10ª edição da Socialização de Práticas Formativas (SPF).

O evento, que ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, tem como intuito aprimorar o processo de ensino e contribuir para uma educação mais inclusiva e inovadora.

A Semed tem incentivado os professores a participarem ativamente desse espaço de troca de experiências pedagógicas, que inclui rodas de conversa, palestras, mesas-redondas e o lançamento do livro “Escrita Viva na Escola”. O objetivo é alinhar as práticas educacionais às necessidades reais dos estudantes e enriquecer o repertório de estratégias dos educadores.

“A Socialização de Práticas Formativas é fundamental para o aprimoramento dos professores, pois possibilita a troca de experiências, oferece soluções para os desafios cotidianos da sala de aula e fortalece a colaboração entre os educadores. Esse processo contribui para um ensino mais eficaz e promove uma formação contínua, que beneficia tanto os professores quanto os alunos”, afirmou o subsecretário de Gestão Educacional em exercício, Evaldo Bezerra.

Com três anos de experiência na rede pública, a professora Suely Ramos compartilha sua vivência na socialização de práticas formativas e destaca que a troca de experiências não só enriquece seu repertório de estratégias pedagógicas, mas também amplia sua visão sobre o papel do educador.

“A Socialização de Práticas Formativas nos oferece uma oportunidade valiosa de aprender novas abordagens e soluções que podem ser aplicadas mesmo em contextos com limitações. Além disso, percebo que, ao compartilhar ideias com meus colegas, consigo ver o papel do educador de uma forma mais ampla, como alguém que está constantemente aprendendo e se renovando”, destacou a professora.

Lançamento 

O lançamento do livro “Escrita Viva na Escola” é, sem dúvida, um marco importante nesse processo de formação contínua, proporcionando aos educadores uma nova perspectiva sobre o ensino da escrita. Com sua proposta inovadora, o livro promete ser uma leitura indispensável para aqueles que desejam transformar a escrita em uma experiência mais rica, criativa e conectada com a realidade dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e expressivos.

Para Anderson Gamaro, autor do livro e gestor do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Viviane Estrela, na zona Norte, a escrita é uma ferramenta essencial para a transformação social.

“A escrita permite ao aluno expressar sua voz e fortalecer sua identidade, contribuindo para sua formação crítica e consciente. A proposta é transformar a escrita em uma experiência criativa, conectada com a realidade dos alunos, que vai além do simples ato de escrever”, declarou Anderson.

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Texto – Thalia Rodrigues / Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/195351499@N06/WU46S1P08h

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