Prefeitura de Manaus realiza projeto ‘Oca vai à escola’ com alunos da zona Sul

Reporter da Cidade

Aproximadamente cem alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental, da escola municipal Nazira Chamma Daou, da Prefeitura de Manaus, participaram do projeto “Oca vai à escola”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A unidade de ensino é a oitava a receber a programação, que aborda temáticas relacionadas à educação ambiental.

O encontro é coordenado pelas Ocas do Conhecimento Ambiental e, até o final do ano letivo, 17 escolas serão contempladas. Até o momento, mais de 2.000 alunos, do 1º ao 9º ano, já foram beneficiados. 

A programação contou com atividades pedagógicas, como jogos sobre reciclagem, contação de histórias, palestras sobre a importância das árvores, entre outras. O evento tem o apoio do grupo Capelania, projeto “Vem Passarinhar”, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Soka, Cequa (alunos do Inpa), grupo Suçuarana e Batalhão Ambiental da Polícia Militar. 

O coordenador do projeto, Ewerton Nascimento, destacou que a questão ambiental é tratada com muito cuidado pela secretaria, e que a iniciativa visa trabalhar o tema, de forma lúdica e educativa, com os alunos da zona Sul da cidade. 

“Acreditamos que, por meio do projeto, estamos sensibilizando as crianças para um mundo melhor. Realizamos palestras voltadas ao meio ambiente, com o objetivo de torná-las mais conscientes sobre a importância da preservação da natureza. Os alunos se tornam multiplicadores desse conhecimento e, com certeza, levarão essas mensagens para suas casas e comunidades”, afirmou. 

A diretora da escola, Leomara de Souza Silva, que desenvolve o projeto interno “Jardim Sustentável”, ressaltou a importância da presença dos órgãos parceiros e da programação como um todo, que contribui significativamente para a temática trabalhada com os alunos. 

“Agradecemos por receber o projeto em nossa escola, pois ele é muito significativo. Percebemos que se trata de um aprendizado que agrega, especialmente para os alunos do 1º e 2º anos. Eles absorvem um conteúdo novo, que marca esse momento de forma positiva. Muitas vezes, enfrentamos limitações para realizar visitas externas devido à logística e ao número de alunos. Projetos como este, que vêm até a escola, fazem toda a diferença”, comentou. 

Participando ativamente das atividades, o aluno do 2º ano, Guilherme Sales Maquiné, de 8 anos, contou que já tinha algum conhecimento sobre o tema, mas sempre procura aprender mais. 

“Aprendi sobre o meio ambiente, como cuidar das plantas, organizar as coisas e não jogar lixo no chão. Devemos plantar árvores, sementes e flores de todos os tipos. Gostei muito da programação. Para mim, esse tema precisa ser bem explicado, para que eu possa entender direitinho. Por exemplo, é importante jogar o lixo na lixeira e recolher o que está no chão”, relatou. 

— — —

Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed 

Foto – Divulgação/ Semed 

Compartilhar este artigo