Prefeitura de Manaus realiza palestra da ‘OAB vai à Escola’ com estudantes da zona Norte

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 15/7, uma palestra do projeto “OAB vai à Escola”, para 250 estudantes, do 6º ao 8º ano, da escola municipal Ana Sena Rodrigues, localizada no bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte da capital. A iniciativa teve como objetivo levar noções de cidadania e direitos fundamentais aos adolescentes da rede pública municipal. 

Com foco nos temas bullying e cyberbullying, a atividade foi realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da comissão “OAB vai à Escola”, e teve como público-alvo alunos do ensino fundamental 2, com idades entre 11 e 14 anos. A programação ocorreu no pátio da escola e integrou as ações educativas do projeto. 

Na ocasião, a pedagoga Elane Almeida destacou a importância da palestra sobre cyberbullying para os alunos da rede municipal. 

“É fundamental que os alunos entendam que a internet não é um espaço sem regras. Tudo o que publicam pode gerar consequências, inclusive legais. Os pais também precisam estar atentos e assumir a responsabilidade pelos atos dos filhos. Quando os estudantes compreendem os impactos emocionais e sociais que o cyberbullying pode causar, percebem que não se trata de algo inofensivo, mas de uma conduta séria, que pode prejudicar muitas vidas e está prevista em lei”, afirmou Elane.  

De acordo com a assessora do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), Amanda Melo, a Semed já alcançou aproximadamente 500 alunos por meio do projeto, contribuindo, de forma significativa, para o enfrentamento do bullying nas escolas municipais. 

“A Semed está empenhada em desenvolver esse projeto nas unidades de ensino. Estamos trabalhando esse tema desde março, levando informação aos alunos e promovendo a paz e o diálogo dentro do ambiente escolar”, destacou Amanda. 

Para a estudante Estefany de Oliveira, de 14 anos, a visita do projeto à escola foi importante, porque ajudou ela e seus colegas a compreenderem melhor a prática do bullying. 

“A palestra nos ajudou a entender melhor sobre o assunto. O bullying não deve ser praticado, porque pode afetar muito a pessoa, até levar à depressão. Além disso, a palestra me fez refletir e evitar falar coisas desnecessárias para os meus colegas”, contou Estefany.  

— — — 

 Texto – Thalia Rodrigues /Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Compartilhar este artigo