Prefeitura de Manaus promove passeio ecológico e reforça educação ambiental com crianças em corredor ecológico

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Unidade Executora do Programa de infraestrutura urbana e Ambiental (UEP), da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), promoveu, nesta terça-feira, 23/9, uma experiência diferente para os alunos do 4º ano da escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, um passeio ecológico no Passeio do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

Durante a atividade, as crianças conheceram de perto o funcionamento das ecobarreiras, estruturas instaladas nos igarapés que retêm o lixo descartado irregularmente nos leitos dos rios e igarapés. Construídas em alumínio náutico e telas de ferro galvanizado, elas acompanham o nível das águas e garantem a retenção de resíduos que, semanalmente, são retirados pelas equipes da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp). Somente nos últimos seis meses, mais de 830 toneladas de lixo foram removidas das 11 ecobarreiras existentes em Manaus.

O vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Renato Junior, destacou a importância de unir aprendizado e consciência ambiental. “Educar nossas crianças para a preservação ambiental é investir diretamente no futuro da cidade. Cada aula, cada passeio como esse, planta uma semente de responsabilidade que vai florescer em cidadãos mais conscientes e comprometidos com Manaus. Esse é um trabalho rotineiro da Unidade Executora do Programa de infraestrutura urbana e Ambiental da Seminf”, afirmou Renato Junior.

Segundo o superintendente da UEP/Seminf, Alessandro Rodrigues, a vivência prática é essencial para fortalecer o aprendizado em sala de aula. “Não basta falar sobre meio ambiente apenas na teoria. Trazer os alunos para o campo amplia o olhar deles, mostra a realidade e reforça a importância de preservar os igarapés e os espaços públicos”, explicou o superintendente.

A ação também foi acompanhada por moradores da região, que aprovaram a iniciativa. O professor aposentado Afonso Nina, de 65 anos, elogiou a proposta. “É fundamental trabalhar com esse estilo lúdico. Fiquei encantado e acredito que deveria se estender a todas as escolas. Só assim conseguiremos formar uma geração que realmente vai transformar a cidade”, disse o professor.

Com iniciativas como essa, a Seminf amplia suas ações socioambientais junto às escolas municipais, reforçando a conscientização e despertando, desde cedo, o compromisso das novas gerações com a preservação do meio ambiente.

— — —

Texto – Eduarda Lira/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf

Compartilhar este artigo