A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 23/9, o encerramento da campanha “Setembro Amarelo”, iniciativa nacional de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês, foram promovidas diversas atividades com foco na promoção da saúde mental e no incentivo à busca por apoio emocional. O evento aconteceu no auditório da Semed, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e contou com a participação de aproximadamente 250 servidores.
O secretário de educação, Júnior Mar, participou da atividade e destacou a importância do cuidado mental e do apoio emocional. “Acredito que a antecipação é primordial para termos mais saúde mental, saúde física e para que nossos servidores apresentem maior produtividade e alegria no ambiente de trabalho”, comentou o titular da pasta.
A gerente de Desenvolvimento do Servidor, Wânia Braga, explicou que, durante a campanha, são abordados temas além da prevenção ao suicídio.
“Trazemos também outras pautas relacionadas aos transtornos mentais. Assim, ampliamos o foco para um tema maior. Com isso, a secretaria procura preservar vidas e cuidar da saúde mental dos nossos servidores. Estamos disponíveis para apoiar professores e servidores no que for necessário, oferecendo momentos de escuta e acolhimento”, ressaltou Wânia.
Entre os pontos destacados, o psicólogo e palestrante do evento, João Silva Júnior, enfatizou que a saúde mental não deve ser tratada individualmente, mas, sim, de forma coletiva.
“A saúde mental não se constrói sozinha, é um processo que fazemos em conjunto, trabalhando e trocando informações com os outros, complementando estratégias coletivamente. A saúde mental não é apenas teórica, é prática, diária e constante. Não é algo feito por uma única pessoa, mas uma construção coletiva, uma ação em grupo”, destacou o psicólogo João.
— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Foto – Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCv4tm