Prefeitura de Manaus promove ação lúdica de educação de trânsito no parque Cidade da Criança

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 10/12, uma ação educativa voltada a crianças da escola de tempo integral José Carlos Martins Mestrinho, do bairro Nossa Senhora das Graças.  A atividade incluiu jogos lúdicos e bate-papo sobre importância do meio ambiente e foi realizada no parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital.

As ações ocorreram no âmbito do projeto de Recuperação Ambiental e Requalificação Social do Igarapé do Mindu, desenvolvido pela Seminf, que também trata da importância de respeitar os mobiliários urbanos como placas, semáforos, além de veículos que atendem o transporte urbano. 

A iniciativa, conduzida pela equipe de educação para o Trânsito do IMMU, busca semear desde cedo a consciência sobre a segurança viária e regras de trânsito aos jovens do grupo formado por crianças de idades variadas.

A ação começou com um bate-papo onde as crianças puderam aprender e tirar as dúvidas sobre as normas básicas de trânsito, a importância da faixa de pedestre e o respeito à sinalização. Em seguida, a teoria deu lugar à prática lúdica, com a realização de diversos jogos educativos, como o “Jogo da Memória” e o uso do “Tapete Pedagógico”, proporcionando um momento de descontração às crianças.

A educadora de trânsito do IMMU, Keyli Brasil, destacou a relevância de alcançar esse público. “Nesta atividade, elas aprendem noções sobre trânsito seguro. As crianças são multiplicadoras de conhecimento e, ao internalizar as regras de segurança agora, influenciam a família e se preparam para ser cidadãos mais responsáveis no futuro”, disse.

Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e atuando com as atividades propostas. Ao final da ação, cada criança recebeu material informativo do IMMU e brindes.

A assistente social da Seminf, Lilian Kelly, explicou sobre a participação da unidade escolar. “É uma oportunidade para que as crianças tenham outras experiências fora da sala de aula. Aqui no parque Cidade da Criança, elas ainda conheceram a estrutura do local e podem até retornar outro dia para aproveitar o que o espaço oferece. A parceria com o IMMU foi estabelecida devido à nossa atividade focada na preservação do patrimônio. Consideramos o trânsito como um patrimônio público”, frisou.

— — —

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Kamille Brandão/IMMU

Compartilhar este artigo