Prefeitura de Manaus intensifica combate ao transporte clandestino com nova edição da operação ‘Transporte Legal’

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Guarda Municipal, realizou, no fim da tarde de segunda-feira, 21/7, mais uma edição da operação “Transporte Legal”, com o objetivo de coibir a atuação do transporte clandestino na capital. A ação ocorreu na avenida do Turismo, nas proximidades do Terminal de Integração 7 (T7), área que liga as zonas Oeste e Norte da cidade e é conhecida por registrar elevado fluxo de veículos irregulares.

Durante a abordagem, as equipes de fiscalização do IMMU realizaram 37 inspeções em veículos suspeitos de atuarem com transporte de passageiros. Como resultado, foram emitidas seis autuações, sendo identificadas irregularidades como quatro veículos com documentação vencida e dois circulando com pneus em condições precárias de segurança.

A operação faz parte de um conjunto de medidas permanentes adotadas pela Prefeitura de Manaus para proteger a população usuária do transporte público e combater práticas que colocam em risco a vida das pessoas. O trecho da avenida do Turismo, por onde trafegam diariamente centenas de passageiros, tem sido monitorado com frequência devido à recorrência do transporte clandestino, muitas vezes feito com veículos deteriorados e sem qualquer condição de segurança.

O chefe de Fiscalização de Transporte do IMMU, Waldir Sousa, reforça a importância da conscientização da população ao optar por um transporte regularizado.

“O transporte clandestino é uma ameaça à segurança do passageiro. São veículos que, na maioria das vezes, não passam por inspeção, não possuem autorização para esse tipo de atividade e, quando acontece um acidente, o usuário não tem nenhum tipo de respaldo legal. Além disso, colocam em risco não só os passageiros, mas também outros condutores e pedestres. Por isso, nosso trabalho é intensificar essas ações e orientar a população, para que não aceite esse tipo de serviço”, destacou Waldir Sousa.

Além das fiscalizações em campo, o IMMU também está ampliando suas frentes de combate ao transporte irregular com campanhas de conscientização, ações conjuntas com outros órgãos de segurança pública e o reforço da presença das equipes de fiscalização em pontos críticos da cidade, como o entorno dos terminais de integração e áreas de grande movimentação de passageiros.

A população pode contribuir denunciando veículos clandestinos por meio do canal oficial da Ouvidoria Municipal (118) ou pelo site da Prefeitura de Manaus.

 — — —

Texto e fotos – Divulgação /IMMU

Compartilhar este artigo