Prefeitura de Manaus inicia ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’ com missa

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 22/8, a missa em ação de graças  pela “Semana Nacional da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla”, no Santuário São José Operário, localizado na rua Visconde de Porto Alegre, Centro. A ação foi voltada aos estudantes, familiares e professores da educação especial

Durante a celebração, além dos ritos normais, no momento da comunhão, foram acrescentados elementos como flores, água e placas com as palavras “compromisso”, “participação”, “respeito” e “empatia”, para reforçar a mensagem de conscientização. 

Presente na cerimônia, o secretário municipal de educação, Júnior Mar, reforçou que a gestão municipal tem focado muito na educação especial, porque sente que essa é uma necessidade da população. 

“Nosso prefeito David Almeida e o vice-prefeito Renato Júnior são muito sensíveis à causa. Desde o início da gestão, já ampliamos em quase 200% o número de salas de reforço, ampliamos o atendimento nos Centro Municipais de educação especial (CMEE), com a reforma de um e a construção de um prédio NOVO. Estamos fazendo o máximo para dar visibilidade à causa”, ressaltou o secretário. 

Para Valdenira Costa, 49, mãe de Yuri Costa, 15, que estuda na escola Municipal de educação especial (EMEE) André Vidal de Araújo, a atenção dada a seu filho é fundamental no seu desenvolvimento, e a semana é mais uma prova do trabalho de excelência. 

“O Yuri se sente bem na escola e é bem acolhido. No tempo que dá, estamos na escola, porque somos bem tratados lá, ele e eu. A semana é importante porque eles precisam receber ainda mais atenção de todos, serem mais vistos, e o evento proporciona isso”, completou a mãe. 

A gerente de educação especial, Amanda Macanoni,  destacou a importância da “Semana Nacional da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla”. 

“É parte do calendário oficial do Brasil e tem como principal objetivo destacar a importância de reconhecer esse público e garantir seus direitos. É um momento para reforçar a necessidade de mais apoio, respeito e visibilidade às pessoas com deficiência. Ainda temos muitos desafios enquanto sociedade civil e na área da educação”, completou Amanda. 

Programação

As atividades da “Semana Nacional da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla” começam com a missa e encerram, no dia 1º de setembro, com a “2ª Mostra de educação especial Inclusiva”, no Palácio Rio Negro. Além da missa e da mostra, a semana contará com passeios, momentos de acolhimento às famílias e o Dia ”D”, no qual as unidades escolares realizarão atividades lúdicas com estudantes e comunidades escolares. 

— — —

Texto – Alexandre Abreu/ Semed 

Foto – Mário Oliveira/ Semed 

Compartilhar este artigo